Para a torcida do Avaí, treino é jogo e jogo é guerra.

18:57:00
Torcida do Avaí se mobiliza para o último treino antes do clássico contra o Figueirense. Imagem: George Miranda.


Em Florianópolis, terra do Avaí, certa vez um cronista esportivo disse  a seguinte frase: "No Figueirense, o time leva a torcida. No Avaí, a torcida leva o time''. Essa frase resume bem a relação time/torcida dos dois clubes da capital catarinense. O alvinegro não gosta  que se diga isso, mas o fato é que a torcida do Avaí é diferente. Torcida quente, que vibra e que faz o time jogar, em Florianópolis, só existe uma e ela se veste de azul e branco. Pinta a cara, veste a camisa, canta, pula, grita e comparece. Mas não comparece só em jogos. A torcida do Avaí, vou repetir, é diferente. Ela comparece em treino também. Já levou até cinco mil pessoas em um treinamento às vésperas de uma final de campeonato.

'Final de campeonato'. Pro avaiano, talvez essa seja a melhor definição de um clássico. Há alguns que, de tão fanáticos, preferem ver o Avaí vencer um clássico do que ser campeão. Clássicos começam a ser vencidos de fora para dentro. A rivalidade é alta, o sangue fica quente, e o time que entra na ponta do sapato acaba saindo derrotado. Para vencer um clássico precisa ter sangue nos olhos, entrar com a faca entre os dentes e deixar até a última gota de suor dentro de campo. Dentro de campo, mas também na arquibancada. 

O jogador, certas vezes, precisa sentir na pele a importância de determinadas partidas. No Avaí, isso é muito mais aflorado. Não são poucos os jogadores que citam a emoção de um clássico sendo passada da torcida para os jogadores, mesmo depois de saírem daqui. Até jogadores rivais, como o atacante Mazola, do Figueirense, já disseram que ''não imaginavam a pressão que é jogar na Ressacada''. E é pensando nisso que a torcida avaiana mais uma vez se mobilizou para o famoso ''TREINO DOS MIL''. No sábado, às 9h da manhã, na Ressacada, o Avaí vai abrir os portões do último treino antes do clássico para sentir o calor da massa avaiana. O último apoio antes da concentração, a última amostra de raça e vontade de vencer. 

É certo que a torcida comparecerá. Sempre compareceu. Se clássicos começam mesmo a ser vencidos de fora para dentro, o Avaí, com a força da sua torcida, vai abrir o placar um dia antes da partida. Você, torcedor avaiano, está convocado.  Compareça e mostre a sua força. O Avaí precisa de você!

Compartilhe isto

Posts Relacionados