NFL GUIAS: Jogadores - Posições e funções

17:35:00
Os jogadores:
O time de futebol americano é composto por 3 equipes: Offensive (ataque), Defense (defesa) e Special team (especiais).
Cada time é formado, sempre, por 11 jogadores. Estes 11 podem ser do time de ataque ou do time de defesa. A seguir iremos explicar a função de cada jogar no esquema tático de sua equipe.


Posições e funções:


- Time de Ataque: 


O time de ataque, como o próprio nome diz, é composto pelos atletas que irão levar sua equipe ao ataque. Formada por 11 jogadores, esse time é responsável por anotar pontuação para sua equipe.
O ataque é dividido em quatro setores, são eles:


> Quarterbacks (QB): Quase sempre são as estrelas do time. Responsável por alçar as bolas para os jogadores de ataque, são o cérebro da equipe de ataque. Sua principal função é definir a jogada de ataque, executá-la e distribuir passes.

Nesta função grandes nomes se destacam, como as lendas: Joe Montana, John Elway, Dan Marino, Johnny Unitas, Aaron Rodgers, Tom Brady, Payton Manning e grandes outros astros que marcaram seus nomes na história da NFL.
Tom Brady, Peyton Manning, Drew Brees e Aaron Rodgers (Esquerda p/ direita)

Bloqueadores: Responsáveis por proteger o QB (quarterback) ou abrir caminho para a passagem dos fullbacks e running backs. São a força do time. O desempenho de toda a equipe de ataque depende destes jogadores, sem eles os QB não têm tempo para lançar, os fullbacks e running backs não conseguem penetrar a defesa nas jogadas terrestres. Sua principal função, como o próprio nome já diz, é bloquear e proteger. Os bloqueadores são divididos em:

> Center (C): O líder da equipe de bloqueadores, responsável por começar a jogada, realizando o snap (passar a bola ao QB por baixo das pernas). Fica bem no centro da equipe de bloqueadores.

> Offensive Guard (OG): Ficam bem ao lado do center, um em cada extremidade. Sua principal função é proteger o QB nas jogadas de lançamento e abrir espaço nas jogadas terrestres. Costumam ser jogadores pesados e muito fortes, pois encaram os jogadores da defesa adversária.

> Offensive Tackle (OT): Ficam na extremidade da linha de bloqueadores. Abrindo caminho para a passagem dos running backs e protegendo o "ponto cego" dos QB no momento do passe.

Nestas funções grandes nomes se destacam, como as lendas: Orlando Pace, Anthony Muñoz, Bruce Matthews, Jason Peters, Joe Thomas entre outros.
Joe Thomas dos Browns em ação

Corredores: Responsáveis pelas jogadas terrestres, podem receber a bola logo no início da jogada, diretamente do QB, num movimento chamado Handoff. Estes jogadores devem possuir força e habilidades para driblar seus adversários. Os corredores são divididos em:

> Running Back (RB): Após a linha ofensiva "abrir" caminho, o running back parte em disparado em direção à end zone, ganhando o máximo de jardas que conseguir. O Running Back deve possuir agilidade suficiente para driblar seus adversários e evitar o tackle.

> Fullback (FB): Podem receber a bola e realizar jogada semelhante ao RB, normalmente para jogadas de poucas jardas, porém, é mais utilizado para acompanhar o RB e evitar que ele sofra um tackle. São fortes e pesados e não possuem tanta agilidade quanto os RB.
Nestas funções grandes nomes se destacam, como as lendas: Jim Brown, Thurman Thomas, Earl Campbell, Barry Sanders e Marshawn Lynch.
Marshawn Lynch "driblando" o adversário

Recebedores: São os atletas que penetram a defesa adversária sem se confrontar diretamente com os adversários, normalmente pelas alas, são jogadores com muita velocidade, mãos firmes e reflexos rápidos. Sua principal função é se desmarcar, ficar livre e bem posicionado para receber o lançamento do QB. Os recebedores são divididos em:

> Wide Receiver (WR): São os responsáveis por se infiltrar no território inimigo e se posicionar da melhor maneira possível para receber o lançamento. É o "motor" do time, dele vem a velocidade para as grandes jardas.
Entre os grandes WR da história da NFL, se destacam: Randy Moss, Michael Irvin, Jerry Rice, Dez Bryant, Odell Beckham Jr e Antonio Brown.
Odell Beckham Jr. em lance épico

> Tight End (TE): Um híbrido de recebedor e bloqueador, se posiciona entre o OT e o WR, podendo portanto, bloquear os adversários para as corridas do WR ou receber a bola e conseguir algumas jardas, isto, vai depender da jogada a ser executada.
Entre os grandes TE da história da NFL, se destacam: Mike Ditka, John Mackey, Shannon Sharpe, Rob Gronkowski, e outros.
O polivalente Rob Gronkowski dos Patriots

+ POSICIONAMENTO DA LINHA OFENSIVA EM CAMPO:



- Time de Defesa:


O time de defesa é composto por 11 jogadores. Responsável por parar o ataque adversário, evitando que o time chegue à End Zone. As principais funções dos jogadores de defesa é impedir que o ataque complete os downs e recuperar a bola do adversário.
O time de defesa é dividido em três setores, são eles:

Linha Defensiva: Primeira linha de defesa. O principal objetivo é derrubar o RB em jogadas terrestres. São divididos em:

> Defensive Tackle (DT/DL): Támbem chamados de Defensive Line (DL), ficam bem no centro da linha defensiva, duela contra os OG adversários, dependendo do esquema que o treinador definir é formado por 01 (um) ou 02 (dois) jogadores. Formam a barreira contra os RB.
Entre os grandes DT/DL da história da NFL, se destacam: Alan Page, "Mean Joe" Greene, Bob Lilly, Gerald McCoy, Sharrif Floyd, e outros.
Gerald McCoy aplicando um sack no QB Drew Brees dos Saints

> Defensive End (DE): Se posicionam nas extremidade da linha defensiva. Normalmente mais rápidos e ágeis que os DT. Um deles tem a função de atacar o "ponto cego" do QB - O ponto cego do QB é quase sempre seu lado esquerdo, tendo em vista que a maioria deles é destro.Entre os grandes DE da história da NFL, se destacam: Reggie White, Deacon Jones, J.J. Watt, e outros.
J.J Watt em ação

> Linebackers (LB): Se posicionam logo atrás da linha defensiva, é a segunda camada da defesa.São jogadores multitarefas, podendo realizar sacks, tackles e ainda interceptar os passes que são lançados aos WR e TE. São considerados os “quarterbacks da defesa”, dado seu posicionamento estratégico atrás da linha defensiva, e sua visão privilegiada do jogo.
Entre os grandes LB da história da NFL, se destacam: Jack Lambert, Dick Butkus, Lawrence Taylor e Ray Lewis, e outros.
O "monstro" Ray Lewis dos Ravens

Secundária: São os jogadores mais recuados do time da defesa, responsáveis por marcar as jogadas em profundidade. Precisam de agilidade, velocidade e força. Velocidade e agilidade para interceptar os lançamentos dos QB e força para derrubar os WR caso recebam os passes. São divididos em:

> Cornerback (CB): São responsáveis por proteger a equipe contra bolas alçadas para os WR, se obtêm sucesso, conseguem impedir que a bola chegue ao WR e ainda podem conseguir uma “interceptação” - faz com que sua equipe ganhe a posse de bola.
Nesta função grandes nomes se destacam como: Ronnie Lott, Rod Woodson, Dick "Night Train" Lane, Aqib Talib, Richard Sherman, entre outros.
Richard Sherman dos Seahawks em uma grande interceptação

> Strong Safety (SS): Posicionam-se atrás dos LB, sua principal função é parar qualquer adversário que consiga ultrapassar a segunda camada da defesa, trabalham também cobrindo os CB.
Nesta função grandes nomes se destacam como: Rodney Harrison, Carnell Lake, Dennis Smith, John Lynch, Troy Polamalu, entre outros.
Troy Polamalu (43) dos Steelers em um grande tackle

> Free Safety (FS): Jogador híbrido que trabalha ora para cobrir os CB em jogadas aéreas, ora para parar os RB em jogadas terrestres.
Nesta função grandes nomes se destacam como: Darren Sharper, Paul Krause, Ronnie Lott, Ed Reed, entre outros.
Ed Reed (20) numa incrível recuperação


+ POSICIONAMENTO DA EQUIPE NO CAMPO DEFENSIVO:




- Special Team (Os Especialistas):


Entram em campo somente em momentos específicos do jogo. São divididos em:

> Long Snapper (LS): Ele inicia as jogadas de chute, passando a bola para o “holder” ou ao “punter”, dependendo da jogada.

> Holder (H): Fica responsável por receber a bola do LS e posicioná-la corretamente para o chute do “kicker”.

> Punter (P): Responsável por devolver a bola ao adversário, se o faz com sucesso, coloca o adversário em posição desfavorável, dando incio inclusive a uma jogada de recuperação.

> Kicker Return (KR): Sua função é avançar o máximo possível depois de receber a bola lançada pelo adversário em uma jogada de punt ou em um kickoff, seu retorno ao campo adversário será o ponto de partida das próximas jogadas.

> Kicker (K): Responsável por anotar os Field Goals para sua equipe. Seu chute deve ser de precisão e muita força, dos pés desse jogador saíra 01 (um) ponto, em caso de “Extra Point” ou 03 (três) pontos em caso de “Field Goal”.
O recorde até a atual temporada, pertence ao kicker do Broncos Matt Prater, em um Field Goal de 64 (sessenta e quatro) jardas.
O recordista de maior distância para Field Goal - Matt Prater


E chega ao fim mais um NFL Guias. Neste capítulo pudemos verificar como funciona o posicionamento das equipes em um jogo de futebol americano. É claro que sempre haverá alterações no esquema tático dos times e tudo dependerá da jogada a ser executada.
Cada jogador seja ele do ataque, defesa ou do time especial, é fundamental para a vitória de seu time, que deve trabalhar como uma engrenagem, onde cada peça é essencial para seu bom funcionamento.

Até a próxima!


Texto por: Fellipe Aiala
Siga nossa equipe noTwitter: @NFLvqttv

Compartilhe isto

Posts Relacionados

1 comentários:

Write comentários