Série Histórica: A criação da NFL, a National Football League

16:27:00
Caros fãs da bola oval! A série histórica do “Vai que tô te vendo” chega hoje com seu segundo post sobre a história do futebol americano, e dessa vez conheceremos mais profundamente como surgiu a National Football Legue, nossa NFL.

A NFL é a liga profissional de futebol americano nos Estados Unidos. Com sua criação no ano de 1920, sob o nome de American Professional Football Conference (APFC), onze times integravam a liga, e estes eram: o Akron Pros, o Canton Bulldogs, o Cleveland Indians, o Dayton Triangles, o Hammond Pros, o Muncie Flyers, o Rochester Jeffersons, o Rock Island Independents, o Decatur Staleys e o Racine Cardinals, posteriormente com nome alterado para por Chicago Cardinals. Dessas equipes, apenas duas ainda estão na NFL atualmente: o Chicago Cardinals agora conhecido como Arizona Cardinals e o Decatur Staleys, o atual Chicago Bears.

Em 1922, a APFC teve seu nome alterado para National Football League, ou seja, a NFL, que é o nome da liga até hoje.

Primeiro logo da NFL criado em 1960

As primeiras temporadas da NFL foram difíceis e conturbadas, com o aparecimento e desaparecimento de diversos times ao longo das temporadas devido principalmente à falta de dinheiro. Por isto, por volta de 1933, a NFL resolveu administrar a liga com pulso firme, e assim mais alguns times acabaram e outros surgiram como o Philadelphia Eagles, o Pittsburgh Pirates (atual Pittsburgh Steelers), o Boston Braves (atual Washington Redskins) e o Cleveland Rams (atual St. Louis Rams).

Entre os anos de 1920 e meados de 1930, diversos times começaram a surgir. O Green Bay Packers, fundado em 1919, ingressou na liga em 1921 é o único time que nunca mudou de nome nem de cidade. Em 1925 surge o New York football Giants. Em 1930 nasce o Portsmouth Spartans, que quatro anos depois se transformaria no Detroit Lions.

Quando a segunda guerra mundial começou e com a entrada dos EUA nela em 1942, muitas coisas mudaram na NFL devido ao fato de que centenas de jogadores tiveram que deixar seus times para servir seu país na guerra, e alguns times sofram muito com a perda de muitos jogadores. Um fato curioso é que devido a isto, em 1943, Eagles e Steelers se juntaram num único time e disputaram a temporada como “Steagles”.

Em 1960, foi criada uma nova liga que buscava competir com a NFL, a American Football League (AFC). A nova liga se mostrou uma forte concorrente pra NFL devido ao poder econômico que suas equipes apresentavam. Os times que faziam parte da AFC eram o Boston Patriots (atual New England Patriots), Buffalo Bills, Dallas Texans (atual Kansas City Chiefs), Denver Broncos, Houston Oilers (atual Tennessee Titans), Los Angeles Chargers (atual San Diego Chargers), New York Titans (atual New York Jets) e o Oakland Raiders.

Logo da AFC, a American Football League

No ano de 1967, as duas ligas entraram em acordo para a criação do Super Bowl, um jogo que seria disputado pelo campeão da NFL e pelo campeão da AFC. O Green Bay Packers (time da NFL) sagrou-se o primeiro campeão do Super Bowl neste ano.

Em 1970 acontece enfim a unificação das duas ligas, criando-se assim a NFL que conhecemos atualmente. Dentro da NFL, surgiram duas conferências que buscavam refletir as origens da National Football League: a American Football Conference (AFC) e a National Football Conference (NFC). O esporte cresceu exponencialmente em torcedores e a audiência televisiva atingiu números gigantescos, tornando-se um dos esportes favoritos dos americanos, além de atrair a atenção de muitas empresas e patrocinadores.


Com a criação da AFC e da NFC, novos times foram se integrando ao campeonato, como o Atlanta Falcons em 1966, o New Orleans Saints em 1967 e o Seattle Seahawks e o Tampa Bay Buccaneers em 1979. O último a chegar à liga foi o Houston Texans em 2002 e assim completou-se a lista das 32 equipes que atualmente integram a NFL.

Hoje, a NFL é composta por duas conferências (AFC e NFC) e dentro destas conferências existem quatro divisões: East, North, South e West (leste, norte, sul e oeste). Cada divisão destas possui quatro times, de forma com que cada conferência tenha 16 times, formando os 32 totais da liga.

A NFL, suas divisões e seus times

Curioso pra saber quem são esses 32 times e conhecer um pouquinho mais sobre cada um deles? Os próximos posts da série histórica trarão isso pra você! Fique ligado e venha ser cada vez mais um fã da bola oval!


Referências:
http://www.futebolamericano.eu/historia#.VnrHsbYrIdV
http://espn.uol.com.br/infografico/guiafutebolamericano/ahistoriadanfl/


Texto por: Taíza Diana
Siga nossa equipe no Twitter: @NFLvqttv

Compartilhe isto

Posts Relacionados