Série Histórica: O surgimento do futebol americano

17:17:00
O “vai que tô te vendo” começa hoje uma série histórica que tem como objetivo contar a história do futebol americano e da NFL, esporte que vem crescendo e adquirindo cada vez mais adeptos no Brasil.

Ao contrário do que muitos podem pensar e até mesmo o nome sugere, o futebol americano não tem suas raízes vinculadas ao futebol de campo, mas sim ao Rugby.
A brincadeira de se chutar uma bola que já existia há muito tempo, começou a se organizar e se transformar em um jogo com regras e estrutura a partir de meados do século 19. O esporte era praticado em escolas inglesas, onde os jogadores tinham como meta chutar a bola entre duas estacas que ficavam fincadas no chão.
Algum tempo depois, durante uma partida, um jogador cansado de jogar o futebol apenas com os pés, agarrou a bola com as mãos e correu em direção ao gol. A ideia foi muito bem recebida por seus companheiros e assim uma nova regra se estabelecia ao esporte e o Rugby surgia.


O esporte que surgiu na Inglaterra migrou também para os Estados Unidos ainda no século 19, quando jovens que iam estudar no país europeu, voltavam para os EUA praticando a nova modalidade, e assim ele começou a ser disseminado no novo país.
Muitos acreditam que o primeiro jogo oficial de futebol americano nos Estados Unidos ocorreu no ano de 1869, entre os times Rutgers University X Princeton University. O jogo foi disputado no estado americano de New Jersey com vitória dos Rutgers.

Uma das primeiras fotos de uma equipe de futebol americano

Por volta de 1876, representantes das faculdades americanas de Yale, Harvard e Columbia se reuniram e começaram a criar e padronizar as regras do esporte que estava se tornando cada vez mais famoso no país. Diversas regras foram desenvolvidas, entre elas a regra do down, da linha de scrimmage e a opção de se jogar com uma bola oval ao invés das já conhecidas bolas redondas. O atleta e jornalista Walter Camp foi um dos principais colaboradores para que estas novas regras fossem criadas e incorporadas ao jogo. Surgia assim então o futebol americano.

Walter Camp: Um dos principais idealizados do futebol americano

       Inicialmente, o esporte ainda era muito simples em questões de regras e jogadas, sem a preocupação com equipamentos e proteções adequadas para a prática do esporte. Devido a isso, diversos atletas acabaram por sofrer graves lesões e muitas mortes ocorreram, o que quase resultou no banimento do esporte nos EUA. A partir de 1920, o esporte ganhou moldes de um esporte profissional, o que chamou a atenção do público e trouxe muitos fãs ao futebol americano levando a criação da American Professional Football Conference, que viria a ser a atual NFL (National Football League) logo em seguida.

A série histórica do futebol americano no “Vai que tô te vendo” terá em seu próximo post a história da criação da NFL até chegar aos moldes atuais do esporte americano.
Fique ligado e junte-se você também aos maníacos por futebol americano do VQTTV!


Referências:
http://www.futebolamericano.eu/historia#.VnBEwNIrIdV
http://espn.uol.com.br/infografico/guiafutebolamericano/ahistoriadanfl/


Texto por: Taíza Diana
Siga nossa equipe no Twitter: @NFLvqttv


Compartilhe isto

Posts Relacionados