NFL GUIAS: Regras Básicas

12:15:00

Neste guia de nível básico/intermediário, apresentamos regras básicas do jogo como: duração, ações de cada time em campo, pontuação e muito mais.
Sem perder tempo, vamos começar!



- Duração:
Cada jogo acontece em quatro tempos de 15 minutos, totalizando 60 minutos de partida jogada.
O cronômetro é sempre parado nas seguintes situações: quando houver passe incompleto; o jogador sair de campo com a bola; se houver pontuação e; se houver falta na jogada. Nestes casos o cronômetro irá parar e aguardar até que se inicie nova jogada.

- Kickoff:
O início da partida se dá sempre com um kickoff, quando o kicker posiciona a bola na linha de 35 jardas e chuta em direção ao campo adversário. O jogador do time adversário nomeado de Kicker Return (KR) recebe a bola e tenta seguir ao ataque. O local onde o KR for derrubado é onde começará a jogada do time de ataque.

O Kickoff: Momento em que o jogo se inicia

- Campo:
O campo é dividido em jardas, com marcações maiores de 10 em 10 jardas. O campo tem ao todo 100 jardas. A End Zone, que é o fim de cada 50 jardas mede 10 jardas. Se a equipe “A” chegar até a end zone da equipe B, será marcado um TOUCHDOWN (TD), e vice-versa. Quando a equipe não consegue chegar até a end zone e marcar um TD, eles poderão arriscar um Field Goal, chutando a bola num arco em formato de Y com dimensões de 3x5,6m (altura por largura), e que fica no fim da end zone.

O campo de futebol americano

- Linha de Scrimmage:
O ponto exato onde irá começar cada jogada. O ponto de partida da bola, que passará por entre as pernas do Center (C) e irá para as mãos do Quarterback (QB).

- Time de Ataque:
Composto sempre por 11 jogadores, o time de ataque utilizará as seguintes jogadas: Passe, recepção, corrida e bloqueio.
*No bloqueio é considerado falta quando o adversário agarra ou empurra pelas costas.

- Time de Defesa:
Composto sempre por 11 jogadores, o time de defesa poderá realizar as seguintes jogadas: Interceptação, sack e tackle. A interceptação é o ato de agarrar a bola adversária quando ocorre um lançamento/passe; o sack consistem em derrubar o quarterback adversário antes de realizado o passe; o tackle é realizado derrubando o adversário com a bola, parando assim a jogada.

- Perdendo a posse de bola:
A posse de bola será da equipe adversária caso ocorra os seguintes casos: Interceptação, Punt, Turnover, Field Goal não convertido e Fumble.
Interceptação: É o resultado da falha do quarterback. Ocorre quando o lançamento feito pelo QB aos jogadores de ataque (WR/TE) é no meio do caminho interceptado pela defesa adversária, que poderá correr com a bola em direção ao ataque e ganhará a posse da bola.
Punt: Normalmente utilizado em último caso, ou seja, numa tentativa frustrada de 3ª descida, o punter (jogador que realiza o punt) é acionado quase sempre no 4º down, chutando a bola o mais longe possível, evitando assim que o adversário inicie sua jogada perto de sua End Zone. É uma jogada de segurança.
Turnover: Quando a equipe não realiza o punt e tenta a quarta descida, caso não tenha sucesso, será considerado turnover, e a posse da bola será da equipe contrária. A jogada se iniciará no local da última tentativa.
Field Goal não convertido: Quando o time tenta o Field Goal e não consegue acertar o arco, a bola é passada ao adversário, e a jogada começará do local onde a bola foi chutada.
Fumble: A perda da bola durante uma jogada, o famoso, “foi sem querer”. O jogador de ataque que recebe a bola acidentalmente deixa que ela caia e como a jogada ainda não terminou, a defesa poderá recuperar está bola e partir em direção ao campo de ataque. A diferença entre o Fumble e a Interceptação é que no primeiro se pressupõe que a equipe em algum momento teve a posse da bola nesta jogada, enquanto que no outro a bola é agarrada pela defesa sem que tenha chegado às mãos do adversário.

http://www.osgeraldinos.com.br/wp-content/uploads/2011/05/gal_giants_eagles_manning_fumble.jpg
A representação de uma interceptação e um fumble respectivamente
- Pontuação:
Os pontos serão anotados caso haja: Touchdown, Field Goal, Safety, Conversão de dois pontos e Extra Point.
Touchdown: Anotado quando jogador da equipe “A” consegue pisar com a posse de bola na End Zone da equipe “B”. É a maior pontuação do jogo, vale 6 pontos.
Field Goal: Quando não for possível o TD, normalmente a equipe chama o Kicker para o campo e este tentará chutar a bola entre as traves do Goal Poste. Se ele obtiver sucesso é anotado 3 pontos.
Safety: Não muito comum, acontece quando jogador da equipe “A” com a posse da bola é derrubado dentro de sua própria End Zone por jogador da equipe “B”. Vale 2 pontos.
Conversão de 2 pontos: Ao fim de um touchdown, a equipe ganha o direito de realizar um extra point ou uma conversão de 2 pontos. Caso opte pela segunda opção, a equipe tentará entrar novamente na end zone, partindo do ponto de 2 jardas para o goal. Caso consiga, a equipe anota 2 pontos.
Extra Point: Ao fim do touchdown, a equipe ganha o direito de realizar um extra point ou uma conversão de 2 pontos. Caso opte pela primeira opção a equipe deverá realizar um chute da linha de 33 jardas, tendo em vista que o snap acontece na linha de 15 jardas.

- Faltas (Yellow flag):
Representada pela bandeira amarela, as faltas são corriqueiras no futebol americano, mais comuns quando há: Delay of game (Atraso de Jogada), False Start (Saíde falsa), Offside (Impedimento), Holding (Agarrar), Illegal Contact (Contato ilegal), Pass Interference (Interferência no passe), Personal Foul (Falta pessoal), Intentional Grounding (Descarte intencional) e Safety*.
Delay of game (Atraso de jogo): Acontece quando o ataque não inicia sua jogada em até 40 segundos. Pena: Recuo de 5 jardas.
False Start (Saída Falsa): Acontece quando algum jogador da primeira linha de ataque se movimenta antes do snap, simulando o início da jogada. Pena: Recuo de 5 jardas.
Offside (Impedimento): O inverso do false start, acontece quando o jogador de defesa ultrapassa a linha scrimmage antes de começar a jogada. Pena: O ataque ganha 5 jardas / A defesa recua 5 jardas.
Holding (Agarrar): Somente o jogador com a posse da bola pode ser agarrado, todos os demais apenas podem ser empurrados, caso isso ocorra será falta. Pena: Defensa agarra ataque – Recuo de 5 jardas. Ataque agarra defessa – Recuo de 10 jardas.
Illegal Contact (Contato ilegal): A defesa somente poderá empurrar o jogador de ataque adversário num limite de 5 jardas da linha de scrimmage, além desta marca é considerado falta. Pena: Recuo de 5 jardas.
Pass Interference (interferência no passe): O defensor somente poderá empurrar ou segurar o adversário se este possuir a bola, no momento do lançamento antes de receber a bola o atacante não poderá ser deslocado. Pena: A bola é posicionada no local da falta em 1ª descida.
Personal foul (Falta pessoal): Qualquer falta anormal de jogo, em especial, bater o capacete contra o joelho do adversário, contra a cabeça, segurar a grade do capacete adversário, aplicar um tackle fora de campo e qualquer ação que possa colocar em risco a integridade física do jogador. Pena: 15 jardas e 1ª descida.
Intentional Ground (Descarte intencional): Acontece quando o quarterback ainda no “pocket” (área protegida por seus bloqueadores) claramente descarta a bola, jogando-a para fora onde não haja nenhum jogador do seu time nesta direção. Pena: Recuo de 10 jardas e perda de uma descida.
Safety: Ocorre quando algum jogador sai ou comete falta fora dos limites do campo, ainda durante uma jogada. Pena: 2 pontos para o time adversário.

A flanela amarela em campo sinalizando uma falta (flag)

- Timeout (Pedida de Tempo):
As equipes têm o direito a seis pedidos de tempo durante toda a partida, sendo três nos dois primeiros quartos e mais três nos dois últimos. Também é feita uma parada de tempo nos dois últimos minutos do primeiro e do último quarto, chamada de Two minute warning.

- Coach's Challenge (Desafio):
Pedida de revisão feita pelo treinador. Cada equipe tem direito a dois desafios durante todo o jogo e caso esteja certo em ambos, ganhará mais um, caso erre seu time perde um timeout. O pedido de revisão pode ser feito a qualquer momento antes do início de uma nova jogada. O treinador pede para que os árbitros revisem a última jogada, contando com apoio de câmeras de alta qualidade. Após a revisão, os árbitros devem ter 100% de certeza para voltar atrás e mudar de decisão. Não é aceito pedido de revisão no two minute warning.

O momento em que o técnico do Giants joga a flanela vermelha desafiando uma jogada

E chega ao fim mais um NFL Guias. Hoje abordamos um assunto muito importante que, com certeza, são necessários para um bom entendimento deste esporte tão popular e impressionante. Como todo esporte, as regras são à base do jogo em si. 
Para mais dúvidas, entre em nossa página no Twitter ou Facebook e ainda em nosso site tenha acesso aos outros textos da série NFL Guias.




Até a próxima!


Texto por: Fellipe Aiala

Siga nossa equipe no Twitter: @NFLvqttv

Curta nossa página no Facebook: NFL - VQTTV

Compartilhe isto

Posts Relacionados