O que esperar do Palmeiras em 2016?

19:12:00

O ato épico da Copa do Brasil 2015, Palmeiras tricampeão 

O que podemos esperar desse ano que iniciou para o Palmeiras? Tentarei entender e explanar o que a torcida Palestrina espera.

Primeira coisa que vem a mente é: títulos, ora bolas. Mas não apenas título(s). Em especial o Bi campeonato da Taça Libertadores, e um Mundial de Clubes, quem sabe?! Mas é necessário que o clube pare de alternar boas e más partidas. Que encontre uma regularidade em todas as competições, e que, quando acionadas, as suas peças de reposição mantenham em um bom nível competitivo ao time.

E que peças são essas? Sim, as peças vieram, com ou sem contestações, mas vieram. Em um resumo bem didático, tentarei esboçar o que cada reforço pode desempenhar na temporada:
  • Vagner: Sabemos que ele é um bom goleiro, e mesmo 'estourando' para o mundo do futebol, com 24 anos, ao ser campeão Paulista, no modesto Ituano, mostra ter um potêncial enorme. Será um ótimo reserva, e caso Fernando Prass não fique ausente, desempenhará um bom papel na meta Palmeirense.
  • Roger Carvalho: Zagueiro muito contestado, vem para ser reserva imediato, e pelo menos de minha parte, espero que quando for preciso jogar, que atue bem.
  • Edu Dracena: Esqueçamos o fato de ter atuado em equipes rivais e ter uma idade 'avançada' para os padrões brasileiros, analisarei apenas o seu desempenho dentro de campoPois bem, um jogador que por onde passou e foi campeão (Campeonatos: Copa do Brasil, Libertadores, Turco, Brasileiro, Mineiro, Paulista),merece credibilidade e respeito. E com sua experiência, pode somar e muito para o sistema defensivo da equipe. Com experiência, atitude, e por que não dizer, com marcação de gols a favor, já que na bola aérea, Edu é muito bom, e no esquema de Marcelo Oliveira, a bola aérea ofensiva é quase letal.
  • Moisés: Meia que tem um bom passe, mas que vem para ser reserva. Pode jogar como meia centralizado, ou aberto pelas pontas. Mas é um jogador mais cerebral, e não um meia que corra tanto com a bola no pé. Até corre, mas não é uma 'flecha'. Pode agregar a equipe sim, mas não espero vê-lo com frequência na equipe titular.
  • Rodrigo: Volante jovem, mas com boa qualidade nos desarmes, e na saída de bola. Mas não ao ponto de desbancar os prováveis titulares ( Gabriel e Arouca). Bom reserva, e pode somar ao grupo, quando for preciso atuar.
  • Régis: Meia de muita qualidade. Um meia que pode cadenciar o ritmo ofensivo da equipe, e pode aumentar a intensidade das jogadas. Seja na criação, ou mesmo em finalização a gol. Cleiton Xavier e Robinho (Estão em patamar acima do Régis, pelo que Marcelo Oliveira sempre pregou para todos) que não se cuidem, pois se cochilarem, Régis será titular. Com qualidade de passe excelente, e com uma linha de raciocínio ótima, pode ser considerado, um dos reservas que muito provavelmente será utilizado a quase todo instante. Seja como titular, ou não.
  • Erik: Meia/Atacante versátil, que tem um grande potencial para ser titular da equipe, ou reserva imediato para Dudu, Gabriel Jesus, ou Lucas Barrios. Veloz e com um bom poder de finalização, Erik se tiver foco, terá um grande desempenho pelo Verdão. Seja entrando durante as partidas, ou estando entre os titulares.
Depois dos reforços, vem a possível estrutura da equipe para a temporada.

Novidades? Creio que não. Podem ocorrer, mas em um primeiro momento não vejo mudanças drásticas na esquematização da equipe.

Deve manter o já conhecido 4-2-3-1. Podendo ter variações para um 4-3-3 com dois volantes,  um clássico meia, e 3 atacantes. Sendo 2 atacantes jogando pelos lados do campo, e um centroavante fixo. Ou um 4-3-2-1, com 4 defensores, 3 volantes, e um dos meias, voltando para organizar a saída de bola, mantendo dois pontas, e um centroavante fixo. (com a posse de bola), ou um 4-5-1 (sem a posse de bola). Podendo ser uma linha com 4 defensores, outra com '5 meias', e 1 centroavante fixo, que volte, para ocupar espaço territorial.

Pelo menos, o que esperamos, é uma equipe com os setores mais próximos, uns dos outros. Equipe com mais triangulações, sempre com o jogador que estiver com a posse da bola, ter ao menos dois jogadores como opções de passe,  em uma forma mais compacta, e não esquecendo de movimentar com velocidade estas triangulações, não esquecendo de cadenciar a rotação de toque quando preciso for . A defesa bem próxima do meio campo, e os meias/atacante(s) mais avançados mais próximos aos meias. Isso com e sem a bola. Pois a intensidade que tanto se diz, ela necessita estar muito mais presente em 2016, do que em 2015. Pois sabemos que houveram enormes  falhas de marcação, e espaços liberados para o adversário, de certa forma 'infantil'.

Mas e o que pode se concluir depois de toda essa análise? Quem podem/devem ser os 11 titulares?

Vamos ao esboço:

Fernando Prass, Lucas, Edu Dracena, Vitor Hugo e Zé Roberto*;
Arouca, Gabriel;
Dudu, Cleiton Xavier*, Gabriel Jesus*;
Lucas Barrios.

*Zé Roberto e seus quase 42 aninhos, não aguentam tantos jogos em uma temporada. Deve em algumas partidas, ceder vaga para Egídio. E também, caso precisar, pode jogar no meio campo, como segundo volante, ou meia de criação.

Outra ressalva, vai para Robinho e Régis, que devido a longa temporada que teremos, e com um Cleiton Xavier em incógnita, podem ocupar sua vaga, ou até mesmo a vaga de Gabriel Jesus, caso Jesus ainda tenha instabilidade.

E ainda temos Erik, que pode atuar na vaga de Jesus,  ou até mesmo de  Dudu, caso seja necessário. Ele pode até jogar como atacante mais avançado, mas para função, temos Alecsandro e ainda, Cristaldo (Não sabemos se ele fica no clube ou não).

Ainda há reposições para meias, com Allione e Moisés, para volantes: Matheus Salles, Thiago Santos e Rodrigo, Lateral direita, com Lucas Taylor e João Pedro, e Roger Carvalho, Thiago Martins e Nathan para a zaga.
Enfim, existe uma boa reposição. 

Resta ao tempo, nos mostrar o que esse grupo pode fazer, e torcermos para um 2016 com pelo menos mais um título de grande expressão.


 AVANTI PALESTRA!

por Leonardo Bueno
Siga nossa equipe Palestrina no Twitter: @Palmeiras_VQTTV

Compartilhe isto

Posts Relacionados