Série Histórica: O Super Bowl

16:00:00
O Super Bowl é a grande final do futebol americano onde se conhece o grande campeão da temporada da NFL (National Football League).
O Super Bowl é um dos acontecimentos mais importantes dos Estados Unidos, sendo praticamente um feriado. É um dia onde dezenas de milhares de pessoas se reúnem para assistir ao grande jogo da temporada, sendo esse o maior evento esportivo anual assistido no mundo. De acordo com informações divulgadas pelas NFL, estima-se que mais de um bilhão de pessoas assistam ao evento.


Quando a NFL sofreu uma fusão com sua concorrente, a AFL (American Football League), no ano de 1966, eles decidem criar o Super Bowl, sendo esse um jogo que seria disputado pelo campeão da NFL e pelo campeão da AFL. Até 1970 quando as duas ligas realmente se unificaram, o Super Bowl era conhecido como AFL-NFL World Championship Game, passando posteriormente a ser chamado pelo nome que recebe até os dias atuais.
O nome “Super Bowl” foi sugerido por Lamar Hunt, o dono do Kansas City Chiefs que teve essa ideia após ver seus filhos brincando de um jogo chamado “Super Ball”.
A NFL conta com 32 times e estes são divididos em duas conferências: AFC (American Football Conference) e NFC (National Football Conference). Após o final da temporada regular, os times classificados (seis de cada conferência) disputam os playoffs em jogos mata-mata. No final, os vencedores de cada conferência se enfrentam em um jogo único, num local pré determinado pela liga pra decidirem quem é o grande campeão da temporada.
O Super Bowl faz a contagem de suas edições utilizando números romanos, com exceção da edição deste ano, a edição 50, que utilizará números comuns. O grande vencedor da temporada recebe o famoso troféu Vince Lombardi que é feito em prata legítima com uma bola de futebol americano inclinada em cima de uma base piramidal. O nome do troféu é uma homenagem ao ex técnico do Green Bay Packers que comandou sua equipe nos títulos dos Super Bowls I e II. O troféu é feito pela marca de jóias Tiffany and Co. medindo aproximadamente 55cm e pesando em torno de 3,5kg.

O troféu Vince Lombardi que é entregue ao grande campeão do Super Bowl

Os ingressos para o Super Bowl são extremamente disputados. Além disto, a cidade escolhida para sediar o evento se beneficia com os milhares de fãs e representantes da mídia esportiva que chegam ao local para cobrir o jogo, arrecadando assim enormes quantias de dinheiro. Um exemplo do impacto financeiro causado na cidade sede é o do Super Bowl XXXVII, que segundo a Marketing Information Masters, introduziu um total de R$789 milhões na cidade de San Diego.
Outro tópico de extrema importância são os patrocinadores. Um evento da magnitude do Super Bowl atrai centenas de anunciantes que querem divulgar sua marca durante o evento mais assistido do ano. Para isso, uma grande batalha é travada e milhões de dólares são envolvidos entre empresas e anúncios de segundos que serão transmitidos durante a partida. Sabe-se que o tempo para uma propaganda durante o Super Bowl é o mais caro do mundo, com valores próximos a casa dos quatro milhões de dólares por anúncios de aproximadamente 30 segundos.
Além do jogo em si que já é um espetáculo, o Super Bowl tem o famoso Half time show, que traz uma atração musical para se exibir no intervalo da partida. Um palco é montado em questão de minutos dentro de campo e um artista de nome mundial se apresenta por cerca de 15 minutos. Este é um dos momentos mais esperados do evento e artistas como U2, Rolling Stones, Michael Jackson, Madonna, Katy Perry, são alguns dos que já se apresentaram no Half time show. A atração deste ano será Coldplay.

Coldplay será a atração musical do Super Bowl 50

  • Os maiores vencedores do Super Bowl:

6 títulos: Pittsburgh Steelers
5 títulos: Dallas Cowboys, San Francisco 49ers
4 títulos: Green Bay Packers, New England Patriots, New York Giants
3 títulos: Oakland Raiders, Washington Redskins
2 títulos: Baltimore Ravens, Denver Broncos, Indianapolis Colts, Miami Dolphins
1 título: Chicago Bears, Kansas City Chiefs, New Orleans Saints, New York Jets, Seattle Seahawks, St. Louis Rams, Tampa Bay Buccaneers.

A edição deste ano, o Super Bowl 50, acontecerá no dia 7 de fevereiro em Santa Clara, na Califórnia, no estádio Levi’s Stadium.

Preparados para o maior evento da temporada? Chame seus amigos, compre os aperitivos e não se esqueça de estar em frente a TV no dia 7 de fevereiro às 21h (horário de Brasília). Você não pode (e não vai querer) ficar fora do maior evento esportivo do ano!


Referências:
http://www.futebolamericano.eu/superbowl/a-historia-do-super-bowl#.Vo1O77YrIdU
http://esporte.hsw.uol.com.br/campeonato-super-bowl.htm



Texto por: Taíza Diana
Siga nossa equipe no Twitter: @NFLvqttv
Curta nossa página no Facebook: NFL - VQTTV

Compartilhe isto

Posts Relacionados