Série Histórica: Oakland Raiders

12:07:00
Caros fãs da bola oval! A série histórica chega hoje pra contar um pouco da história de mais um time integrante da AFC West.

O time do dia é o Oakland Raiders.



O Raiders foi fundado em 1960 por Al Davis e foi mais um dos times que integrou a AFL (American Football League), depois que uma equipe de Minneapolis resolveu trocar a AFL pela NFL, o que abriu uma vaga na liga. No ano de 1967, a equipe venceu seu primeiro campeonato na AFL, mas acabou perdendo o Super Bowl II para o Green Bay Packers. Já nos anos 70, o time perdeu três finais consecutivas de conferência, até que a equipe finalmente conseguiu vencer o Super Bowl XI por 32x14 contra o Minnesota Vikings em 1977, sob o comando do técnico John Madden, que atualmente dá nome ao jogo Madden da EA Sports. Quatro anos depois, em 1981, o Raiders venceu mais um SB, dessa vez o Super Bowl XV.

O técnico John Madden

Em 1982, o dono da franquia Al Davis decidiu levar sua equipe para a cidade de Los Angeles, devido a não ter conseguido reformar o Coliseu de Oakland, e foi lá então que o time permaneceu por 12 anos. Foi em LA sob o nome de Los Angeles Raiders que o time venceu mais um SB em 1983. No ano de 1995, após um acordo com a cidade de Oakland, o time retornou a sua antiga casa.

Porém, o processo de realocação de um time na NFL é extremamente complicado, tanto financeiro como burocraticamente, e o Raiders acabou sofrendo com algumas retaliações da liga. Um exemplo disto aconteceu no draft de 1983, quando o Baltimore Colts selecionou o QB John Elway, que um tempo depois veio a público declarar que não jogaria pela equipe e gostaria de ser trocado com outro time. O Raiders foi um dos times interessados no jogador, mas quando o negócio estava pronto para ser concretizado, a liga deu um jeitinho de boicotar a troca que seria feita entre os times e conseguiu dessa forma sua “vingança” contra o Oakland por ele ter se mudado para Los Angeles um ano antes.



Uma história a parte se refere a Al Davis que trabalhou pela franquia desde sua fundação até 2011, quando veio a falecer. Ele era um “Raider” nato, e levou a equipe a diversas conquistas ao mesmo tempo em que se envolvia em muitos atritos com outros dirigentes da liga. A decisão de voltar para Oakland em 1995, segundo Davis, foi devido a recusa da liga em ajudar o Raiders a construir seu novo estádio na cidade, o dono da franquia inclusive acusou a liga publicamente de sabotagem contra seu time. 

O dono do Raiders até 2011, Al Davis

Na temporada 2002, o Raiders chegou ao seu quinto Super Bowl, o SB XXXVII, que aconteceu na Califórnia, sob o comando do MVP Rich Gannon, mas o time acabou perdendo o título para o Tampa Bay Buccaneers por 48x21, título este que foi o primeiro e único do Tampa Bay até o momento.

Desde então, o Raiders tem vivido temporadas razoáveis, sem ter conquistado mais nada desde 2002. Desde a morte de Al Davis em 2011, o proprietário do time passou a ser Mark Davis. Na temporada 2015 da NFL, o Raiders terminou em terceiro lugar no seu grupo, não chegando assim aos playoffs.

O Raiders manda seus jogos atualmente no O.co Coliseum, que está localizado em Oakland, Califórnia. O estádio teve sua inauguração no ano de 1966, e além de receber os jogos de futebol americano do Raiders, também sedia os jogos de baseball do Oakland Athletics. O estádio nos jogos de baseball tem capacidade para 34.077 pessoas, enquanto para os jogos de futebol americano sua capacidade é de 63.026 pessoas. 

O fato de ter que dividir o estádio com um time de baseball tem causado diversos problemas para o time do Raiders, e o atual dono da franquia tem se mostrado constantemente irritado com essa situação, alegando que a qualidade do campo para os jogos de futebol americano cai muito, fato que também tem gerado desconforto na liga. Devido a isto, já correm até noticias de que o Raiders não pretende renovar seu contrato com o estádio e pode até mudar sua casa mais uma vez para fora da Califórnia, considerando a cidade de San Antonio no Texas como uma opção para receber o time.

O O.co Coliseum, casa do Oakland Raiders

Gostou de conhecer um pouco mais do Oakland Raiders? Fique ligado em nosso site que semana que vem traremos pra você a história do último time integrante da AFC West, o San Diego Chargers!

Referências:
https://diarionfl.com/times/
https://radaresportivoufsm.wordpress.com/2014/08/15/oakland-raiders-os-rebeldes-sem-causa-da-nfl/
http://www.futebolamericano.eu/equipas-nfl/oakland-raiders#.V1m2XdIrIdU


Texto por: Taíza Diana
Siga nossa equipe no Twitter: @NFLvqttv
Curta nossa página no Facebook: NFL - VQTTV

Compartilhe isto

Posts Relacionados