Série Histórica: San Diego Chargers

17:17:00
Caros fãs da bola oval! A série história traz hoje pra você um pouco da história do último time integrante da AFC West.

Hoje, trazemos pra você o San Diego Chargers.


O Chargers começa sua história no futebol americano no ano de 1959, na cidade de Los Angeles, com Barron Hilton, que decidiu se reunir com representantes de outras cinco cidades para discutir uma proposta da criação de um campeonato de futebol americano. No ano seguinte, surgia a AFL (American Football League), que inicialmente era disputada por Los Angeles Chargers, Denver Broncos, Dallas Texans, Oakland Raiders, Boston Patriots, New York Titans, Buffalo Bills e Houston Oilers.

Após uma temporada em Los Angeles, o Chargers decidiu mudar-se para San Diego, e assim, passou a ser chamado de San Diego Chargers. O time disputou mais nove temporadas na AFL, onde conseguiu chegar cinco vezes aos playoffs e quatro vezes no Campeonato AFL. No ano de 1963, o time conseguiu vencer um dos Campeonatos AFL que disputou, ao conquistar uma vitória contra o Boston Patriots pelo amplo placar de 51x10.

O time campeão da AFL em 1963

Em 1970, após a fusão da AFL e da NFL, o Chargers ingressou na divisão Oeste da AFC, mas seus anos seguintes não foram fáceis. De 1970 a 1978, o time brigou para conseguir se manter o terceiro time de sua divisão, já que na década de 60, muitos de seus jogadores acabaram sendo negociados ou decidiram se aposentar. Foi só em 1979 que uma virada aconteceu na história do time. Com a chegada do novo general manager Josh Sanders e do grande QB Dan Fouts, o time conseguiu estabelecer muito recordes na NFL, como por exemplo, em 1980 quando o QB lançou para 444 jardas numa vitória esmagadora de 44x7 pra cima do New York Giants. Nesta grande temporada, o Chargers conquistou seu segundo título da AFC Oeste, fechando em uma campanha de 11-5. Outros números impressionantes também foram acumulados na temporada, como Jefferson (1340), Winslow (1290) e Joiner (1132) que se tornaram o primeiro trio da mesma equipe a ter pelo menos 1000 jardas cada um em apenas uma temporada.

O QB Dan Fouts que fez história no Chargers

O ataque de San Diego nos anos 80, comandado pelo técnico Don Coryell, foi um dos mais influentes da época, tornando este excelente esquema ofensivo conhecido como “Air Coryell”

Em 1994, após conseguir vencer seus seis primeiros jogos da temporada regular e fechando em uma campanha 11-5, os Chargers conseguiram sua primeira, e até o momento, única aparição no Super Bowl. O SB XXIX foi disputado em Miami, contra o San Francisco 49ers, onde o time de San Diego acabou sendo derrotado pelo extenso placar de 49x26, com uma bela partida do QB dos Niners, Steve Young (eleito MVP da partida).

Chargers vs 49ers no Super Bowl XXIX

O time continuou com temporada razoáveis e no draft de 2004, o Chargers selecionou o QB Eli Manning da Universidade do Mississipi, apesar do desejo declarado do jogador em jogar em outro lugar. Então, o general manager do NY Giants, selecionou o QB Philip Rivers em sua escolha no draft, e através de negociações, os dois times efetuaram uma troca de QBs ainda durante o draft. O QB Drew Brees que havia sido selecionado pela equipe no draft de 2001, acabou perdendo espaço na equipe, até ser dispensando devido a uma lesão no ombro, abrindo caminho pra ascensão de Rivers.

O Chargers continua fazendo campanhas regulares, mas não empolgantes, não tendo chego a mais nenhuma grande decisão até o momento.

O estádio do San Diego Chargers é o Qualcomm Stadium, desde 1967, que tem capacidade para 70.561 pessoas e também serviu como casa para o time da MLB, San Diego Padres, até 2003. O estádio já recebeu três edições de Super Bowl. O proprietário da franquia é Alex Spanos (dono de 97% da equipe), que possui este controle majoritário desde 1984. Alex Spanos é o fundador das A. G. Spanos Companies, uma empresa de desenvolvimento imobiliário, com patrimônio líquido estimado em mais de US$ 1 bilhão.

O Qualcomm Stadium, casa do San Diego Chargers

Gostou de conhecer um pouco mais da equipe do San Diego Chargers? Então fique ligado que semana que vem começaremos a contar a história dos times da NFC! A primeira divisão apresentada será a divisão Leste (East), composta por Dallas Cowboys, New York Giants, Philadelphia Eagles e Washington Redskins. Está imperdível!


Referências:
http://www.apostasnfl.com/times/san-diego-chargers.html
http://fantasynflbrasil.blogspot.com.br/2012/07/conhecendo-os-times-san-diego-chargers.html


Texto por: Taíza Diana
Siga nossa equipe no Twitter: @NFLvqttv
Curta nossa página no Facebook: NFL - VQTTV

Compartilhe isto

Posts Relacionados