CURIOSIDADES DO TRICOLOR: O assombroso rebaixamento de 1990!

17:22:00
Falaremos de um assunto polêmico que gera discussão entre populares até os dias atuais, o assíduo assunto na boca dos rivais.. O rebaixamento de 1990! Nos cantos São Paulinos é evidente a seguinte frase "nunca fui rebaixado", será verdade esse canto ou estamos ocultando a verdade de nossa visão? Vejamos.

REGULAMENTO DO CAMPEONATO

O campeonato Paulista de 1990 foi organizado da seguinte maneira:

Primeira fase: Na primeira fase, os 24 times participantes foram divididos em 2 grupos (12 em cada) onde um grupo jogaria com o outro.
Segunda fase: Na segunda fase, os clubes jogariam contra os participantes de sua mesma "chave" somando pontos. Os 7 primeiros colocados do primeiro grupo se classificariam juntamente com os 5 primeiros colocados do segundo grupo.
Repescagem: Os 12 clubes que restaram iriam para uma espécie de "divisão especial" onde jogariam entre si e somariam pontos tentando se manter vivos á disputa do título já que um possível rebaixamento não era nem cogitado assim como nos dois últimos anos da competição. 
Terceira fase: Os dois times campeões da "divisão especial" iriam para competir com os 12 primeiros clubes que se classificaram sem repescagem.

Imagem: blogdojuca.blog.uol.com.br/ Jornal da ápoca com as regras do Campeonato Paulista.
O QUE ACONTECEU COM O SÃO PAULO?

Mesmo sob o comando do mestre Telê Santana, o São Paulo fez uma campanha um tanto quanto ruim e foi para a repescagem junto com Botafogo, Internacional, Santo André, Ponte Preta, Noroeste, Guarani, Catanduvense, São José, Juventus, União de São João e São João. Os campeões dos dois grupos foram Guarani e Botafogo, o que soa para muitos cornetas como um rebaixamento para os 10 times que ficaram para trás. Seria contra a semântica futebolística rebaixar 10 times, o que já estava claro no regulamento da FPF que afirmou com clareza que "não haverá descenso".

Imagem: Documento FPF exposto no site espn.uol.com.be/ Foto retirada de um documento original da FPF.

MAS COMO A PRÓPRIA FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL AFIRMOU O NOSSO REBAIXAMENTO?

O que aconteceu, na verdade, foi uma enorme confusão onde até mesmo Telê Santana afirmava nosso rebaixamento e, engraçado que entre os 10 times que não se classificaram na repescagem o único que a FPF alegou como rebaixado foi o São Paulo, é tricolores, desde sempre tentam nos derrubar!

Imagem: blogdopaulinho.com.br/ Já davam certa nossa queda esquecendo-se do real regulamento do competição... Ah, a mídia!

Imagem: blogdopaulinho.com.br/ Fotos do ingresso do São Paulo pela Série B em 1991.
Dentre os 10 times não classificados entre a repescagem, repito, o São Paulo foi o único citado como rebaixado o que contraria o próprio regulamento da competição. Um tanto quanto estranho, não acham? Anos mais tarde, a FPF se posicionou sobre o assunto e divulgou, oficialmente, uma nota redimindo seu erro alegando que a informação sobre o São Paulo disputar a Segunda divisão, era equívoco. Veja:

Imagem: blogs.spfc.net/ Foto oficial da declaração da FPF sobre o suposto rebaixamento.
Concluo então que, o nosso canto que coroa o Morumbi é mais do que verdade, é mais do que nossa obrigação enchermos o peito e dizer que segunda divisão não conhecemos, afinal, nunca fomos. Time grande pode até cair, mas time gigante? Jamais. 

Equipe São Paulo: Twitter 

Compartilhe isto

Posts Relacionados