Os erros que contribuíram para a derrota do líder Palmeiras

13:04:00

O Palmeiras entrou no último domingo (24) para enfrentar o Atlético-MG, em um lotado Allianz Parque, buscando aumentar a vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro. 


Sem Prass e Gabriel Jesus, Cuca escalou Vagner no lugar de Prass, e Erik na vaga de Jesus. Pois bem, nosso treinador posicionou Dudu centralizado, com Erik e Roger Guedes abertos pelas pontas. Durante o primeiro tempo, sem um jogador com presença de área, o Palmeiras pouco ameaçou o gol defendido por Victor. A partida estava muito truncada, com muita marcação e pouca criação de jogadas. Até o momento em que o time visitante levou perigo, quando aos 30 minutos do primeiro tempo, em uma saída errada de Vitor Hugo, a bola sobrou para Robinho, que limpou a marcação e chutou da entrada da área para boa defesa de Vagner. Cinco minutos antes do final do primeiro tempo, o Verdão deu a  resposta. De cabeça, Zé Roberto tocou para Cleiton Xavier, que dentro da área, escorou para Erik, mass o goleiro Victor saiu nos pés do atacante palmeirense e neutralizou a jogada. 

Os dois times voltaram para a etapa final sem alterações, e o Palmeiras quase saiu na frente logo no primeiro minuto. Após passe de Dudu, Erik arrancou em velocidade pela esquerda, invadiu a área e chutou para defesa do arqueiro mineiro. O Palmeiras tentava AINDA se acertar no setor ofensivo, tentando furar a forte marcação do meio campo atleticano. Aos 14 minutos do segundo tempo, pouco depois de Matheus Sales substituir o lesionado Thiago Santos, os visitantes abriram o marcador graças a  uma boa trama do ataque rival. Robinho recebeu de Fred e serviu para conclusão de Leandro Donizete na saída de Vagner. A equipe seguia sem criação alguma no meio campo, e tendo desvantagem no placar, Cuca finalmente colocou um centroavante de referência, ao trocar Cleiton Xavier por Lucas Barrios. Em seguida, ele tirou Erik para a entrada de Alecsandro. Com o Atlético-MG posicionado para o contra-ataque, o volume de jogo do Palmeiras aumentou, mas o time atacou de forma desorganizada e não conseguiu empatar. 

Isso ocorreu pois Cleiton Xavier esteve discretíssimo em campo, e hoje não temos um meia de criação que resolva, e crie jogadas, quando Moisés e Cleiton Xavier não estiverem em condições técnicas ou físicas de exercerem esta funçãp. Vitinho é um meia sim, mas ainda não está maduro o suficiente para aguentar o tranco do futebol profissional, tanto fisicamente quanto taticamente. Dudu não é meia armador, muito embora tenha dado 6 assistências no torneio, mas ele centralizado não rende. Alecsandro até se movimenta mais em campo, mas ele é centroavante tanto quanto Barrios. Ou seja, como meia atacante não funciona muito.

Prass e Jesus fazem falta? Claro! Mas Vagner não comprometeu  sua estréia. Se mostrou seguro, mesmo tendo sofrido gol. Já Erik batalhou muito, mas foi pouco efetivo. Muito em função das jogadas não terem sido bem construídas. A bola chegava 'quadrada' devido a forte marcação e pouca criatividade.

Que ajustes sejam feitos, pois para a manutenção da liderança, o Porcão da Massa terá que render muito mais do que tem rendido nas últimas atuações. Mas, que venha o Botafogo, seja na Arena Botafogo, em Juiz de Fora, ou onde quer que seja. 

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS x ATLÉTICO
Motivo: Campeonato Brasileiro – 16ª rodada
Data: 24/07/2016
Hora: 11h
Estádio: Allianz Parque
Cidade: São Paulo (SP)
Gol: Leandro Donizete (15 minutos do 2º tempo)
Público: 39.400
Renda: R$2.935.305,48
Árbitro: Wágner do Nascimento Magalhães (Asp. Fifa/RJ)
Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés (Mast/RJ), Luiz Cláudio Regazone (Asp. Fifa/RJ)
Cartões amarelos: Carlos César, Rafael Carioca, (Atlético).
Palmeiras: Vágner, Jean, Edu Dracena, Vítor Hugo e Zé Roberto; Thiago Santos (Matheus Sales), Cleiton Xavier (Lucas Barrios) e Tchê Tchê; Róger Guedes, Erik e Dudu. Técnico: Cuca.
Atlético: Victor, Carlos César, Leonardo Silva, Erazo e Fábio Santos; Rafael Carioca, Leandro Donizete (Yago), Lucas Cândido, Maicosuel (Luan); Robinho e Fred (Lucas Pratto).Técnico: Marcelo Oliveira.
Siga nossa equipe no Twitter @PALMEIRAS_VQTTV

Compartilhe isto

Posts Relacionados