Análise: A importância de Tom Brady para o Patriots

14:51:00
Tom Brady, que acabou de completar 39 anos nesta quarta feira (3), é um dos maiores e mais valiosos QBs da história da NFL e continua jogando em altíssimo nível pelo New England Patriots, ajudando o time a conquistar vitórias e títulos sem parar, ao mesmo tempo em que multiplica recordes individuais.

Proveniente da Universidade de Michigan, Brady foi selecionado pelo Patriots em 2000 na 6° rodada do draft (escolha nº 199), e ironicamente chegou ao time para ser um QB reserva, vindo de um draft onde os quarterbacks disponíveis eram considerados “medíocres”. Tom Brady fez sua estreia como titular do time em 2001, após o QB titular de New England, Drew Bledsoe, ter sofrido um forte tackle em um jogo contra o Cincinnati Bengals e precisar ser substituído no último quarto. Brady então começou como titular no jogo seguinte, contra o Indianapolis Colts, e liderou sua equipe a uma vitória de 44x13 sobre o time de Indiana.


Foi então que Tom Brady começou a mostrar todo seu potencial ao longo da temporada regular, o que culminou na ida de seu time ao Super Bowl XXXVI. A grande decisão foi disputada contra o St. Louis Rams, e a um pouco mais de um minuto para o final do jogo, a partida estava empatada, mas Tom Brady conseguiu carregar o ataque da equipe até a linha de31 jardas do campo de ataque, e com um chute do K Adam Vinatieri, o New Engaldn Patriots conseguiu levantar a taça do Super Bowl ao vencer o jogo por 20x17.

Assim, logo em sua primeira temporada liderando o Patriots, Brady já conseguiu vencer um Super Bowl e ainda por cima foi nomeado MVP da partida. Mas esse foi apenas o primeiro SB conquistado pelo jogador. No total, Tom Brady conseguiu levar seu time a seis aparições em Super Bowl, levantando o troféu em quatro destas seis oportunidades, sendo eleito também três vezes o MVP da final. O jogador também já foi selecionado para dez Pro Bowls, além de conquistar marcas e recordes impressionantes ao longo de sua carreira.

Tom Brady é o jogador com mais aparições em Super Bowls (6), maior lançador de touchdowns em SB (13), único QB a ser titular e vencer três SB antes dos 28 anos, jogador com o maior número de vitórias em pós-temporadas (21), maior número de participações em finais de conferência (9), maior porcentagem de passes completados em um jogo (92,9%), maior número de passes para TD em um mês (20), entre outras inúmeras marcas conquistadas pelo QB ao longo de sua brilhante carreira na NFL.

Sem dúvidas, Tom Brady pode ser definido como o maior jogador da história do New England Patriots e um dos maiores quarterbacks da história da NFL. 


Mas, após se envolver em um escândalo na temporada passada (2015), o famoso “Deflategate” que ocorreu em jogo contra o Indianapolis Colts na final da conferência americana, onde o New England foi acusado de ter murchado as bolas do jogo para facilitar as recepções, o quarterback foi suspenso pela NFL por suposta participação no escândalo, e assim ficará de fora dos quatro primeiros jogos da temporada regular do Patriots. Péssima notícia para a equipe de New England, mas uma boa notícia para Cardinals, Dolphins, Texans e Bills, que por serem os quatro primeiros confrontos do New England Patriots, não precisarão enfrentar Tom Brady a frente da equipe.

Destes quatro jogos sem Brady, é possível dizer que o jogo mais difícil será contra o Arizona Cardinals, finalista da NFC na última temporada, por ser um time que tem uma defesa forte e irá jogar em casa, com todo o apoio de sua torcida. Os outros três jogos de New England são, teoricamente, mais fáceis, pois serão todos em casa e contra dois times que não foram aos playoffs na temporada passada.

Neste período sem Tom Brady, o QB Jimmy Garoppolo de 24 anos, será o titular da equipe, deixando ares de apreensão e dúvida sobre o que ele será capaz de fazer a frente do time. Garappolo terá um bom time ao seu lado, composto por bons recebedores e uma boa defesa, e talvez contando com estes fatores, ele possa surpreender a todos com boas partidas, mas o que é certo é que a torcida do New England Patriots vai sentir muita falta de seu QB titular Tom Brady.
O QB Jimmy Garappolo será o responsável por substituir Tom Brady

E você, acredita que o QB Jimmy Garappolo dará conta dessa enorme responsabilidade de substituir Tom Brady e levar o Patriots a quatro vitórias neste início de temporada regular? Deixe sua opinião nos comentários.

Texto por: Paulo Henrique Araújo
Siga nossa equipe no Twitter: @NFLvqttv
Curta nossa página no Facebook: NFL - VQTTV


Compartilhe isto

Posts Relacionados