CURIOSIDADES DO TRICOLOR: A misteriosa aquisição do Morumbi!

16:27:00
Após se reerguer em 1935, o mando de campo São Paulino pertenceu á diversos campos: Canindé, Pacaembu, Campo da Mooca... Mas somente em 1951 o clube sentiu a necessidade de construir algo maior.


Não havia, sequer local disponível. Os arredores do Canindé eram pequenos, os terrenos estavam em condições deploráveis, sem contar a falta de verba. Até que um dia eis que um terreno nas proximidades do Morumbi fica a venda, lá estava o presidente Cícero Pompeu de Toledo, com inúmeras conversas e jogadas de marketing tentando o empréstimo do dinheiro para comprar de vez o terreno. 

Imagem: tricolorontherock.com.br
Após fechar acordo com a prefeitura, o terreno foi cedido. O presidente não parou por aí, fez empréstimos em parceria com a Bradesco por exemplo, e arrecadara cada vez mais dinheiro para a reforma e as finanças do conhecido MORUMBI!

Não negaremos que o mesmo foi cedido de graça pela Prefeitura do Estado de São Paulo, mas perante aos custos de reforma e finanças, pagamos o valor que uma compra normal pagaria, confira as primeiras fotos do terreno antes de ser vendido:
Imagem: saopaulofc.net
Em 24 de outubro de 1956 decretou-se: "Art. 1.0 - Fica concedido ao São Paulo Futebol Clube, sociedade civil, com séde e fôro nesta Capital, o auxilio de Cr$ 10.000.000,00 (dez milhões de cruzeiros) para o prosseguimento das obras do seu estádio, no Morumbi."
O PRIMEIRO PROJETO

A primeira maquete do futuro Morumbi, contava com uma capacidade máxima de 20 mil pessoas, campo de futebol, ginásio poliesportivo, parque esportivo e parque aquático com três piscinas. 

Imagem: historiacontemporanea-mlopomo.blogspot.com
HOJE!

Após anos de preparação e estudo, o Morumbi conta com uma capacidade de pouco mais de 65 mil torcedores, cadeiras cativas, restaurantes, Concept Hall (local de vendas de materiais esportivos, livros e afins) fora os camarotes muito bem estruturados nos setores de baixo do estádio. 

Imagem: santacruzaum.com.br
Todos os custos foram pagos e hoje, temos um dos maiores estádios da América Latina. De fato, nos doaram o terreno, porém orgulhe-se de ter custiado com todos os gastos da reforma e afins, o que pode ter sido até mais salgado para os bolsos do que uma compra do estádio.

Equipe São Paulo: Twitter

Compartilhe isto

Posts Relacionados