A Liga: Como começar a jogar Fantasy?

15:00:00
(Imagem: blog.buffalobills.com)
Geralmente, ao falarmos de jogos baseados em esportes, pensamos em franquias como FIFA, Madden ou a série "2K" da NBA. No entanto, uma espécie de entretenimento muito mais simples, porém igualmente viciante e emocionante, vem há várias temporadas dominando as mentes e os corações de vários fanáticos pelos esportes: os 'Fantasy Games'. Existem diversas versões, para diversos esportes diferentes. Um exemplo muito conhecido no Brasil é o Cartola, o Fantasy do Brasileirão. Porém, nosso interesse nesta série é tratar sobre o game da NFL, começando por esse tutorial para situar e informar quem ainda não conhece ou tem alguma dúvida. 

Existem vários sites que fazem esse tipo de jogo, e algumas regras e opções podem variar um pouco. Nos basearemos principalmente no Fantasy oficial e mais popular, do site da própria liga, mas no geral as informações dessa série serão úteis para qualquer plataforma de sua preferência, até porque estes se baseiam no oficial. 


Após criar sua conta no site escolhido, o segundo passo é criar ou entrar em uma liga. Em geral, as ligas podem ter de 4 a 20 times, possuindo cada time geralmente: 1QB, 2RB, 2WR, 1TE, 1 kicker e 1 unidade defensiva, mais alguns espaços para reservas (esses números podem variar). Existem diversas variações de pontuação e formato das ligas:  


1Standart/Padrão: Existe uma regra geral de pontuação que se aplica à maioria dos games de Fantasy:

• Touchdown - 6pt
  • Jardas recebidas ou corridas - 1 ponto à cada 10 jardas
• Jardas passadas - 1 ponto à cada 25 jardas
• Interceptações e Fumbles - penalidade de -2 pontos
• Kickers: Chute de 50+ jardas - 5pts
            40 à 49 jardas - 4pts
            0 à 39 jardas - 3pts  
            Extra Point - 1pt
Defesas pontuam ao marcarem TDs defensivos, forçarem turnovers, além de receberem penalidades ao ceder pontos e jardas.

Todas essas regras estão sujeitas à customização do criador da liga, mas pense bem antes de alterá-las, já que ao fazer isso você pode acabar desequilibrando o jogo de alguma maneira.

2PPR/Pontos por recepção:  Nesse tipo de liga, além da pontuação padrão por TDs e jardas, os jogadores também marcam pontos ao receberem passes. Esse pequeno detalhe muda muito a dinâmica da liga, já que WRs, TEs e RBs que contribuem ativamente no jogo aéreo ganham muita importância.

3IDP/Jogador Defensivo Individual: Nesse tipo de liga, além das posições do ataque, um kicker e uma unidade defensiva, são draftados jogadores separados por posição defensiva, ou seja, linha defensiva, linebackers e secundária. Nesse formato, algumas pontuações específicas para esses jogadores são acrescentadas às padrões: 

• Tackles - 1pt 
• Tackles assistidos - 0.5pt
• Turnovers, safetys, sacks e chutes bloqueados - 2pts 
• TDs defensivos - 6pts

Agora que sabemos como uma liga funciona, e qual formato queremos jogar, podemos partir para a ação. Para que os times escolham seus jogadores, é feito um draft, no mesmo estilo do que é realizado todo ano pela NFL para escolher os rookies, só que os escolhidos serão os jogadores em atividade na NFL. A posição de cada time no draft é escolhida aleatoriamente, e ele pode ser offline, online ou uma espécie de leilão.

a) Offline: O Draft é feito automaticamente pelo site, sem influência dos jogadores. É pouco recomendado já que nem sempre o modo automático fará as melhores escolhas pro seu time.

b) Online: É marcado uma data é um horário para o Draft, e os jogadores da liga escolhem seus jogadores em tempo real. Caso algum jogador não entre, o Draft é feito automaticamente para ele também.

c) Auction/Leilão: Seu time tem uma certa quantidade de dinheiro para "comprar" os jogadores. Quem der o maior valor para o jogador em disputa, fica com ele para seu time. 
                          

                                  Foto:  Adam Hunger, USA TODAY sports 
                                                                                                                  

O Draft é uma das partes mais importantes do Fantasy, já que esses jogadores teoricamente serão do seu time para o resto da temporada, portanto, é necessário prestar atenção em alguns detalhes. A semana de folga dos seu jogadores (bye week), por exemplo, é um fator para se levar em conta, principalmente ao escolher os seus reservas. Se dois jogadores da mesma posição folgarem na mesma semana, seu time provavelmente estará em apuros. 

Outro ponto relevante é: quem escolher nas primeiras rodadas do meu Draft ? 

O senso comum diria que o QB é a escolha lógica, mas na verdade apenas alguns quarterbacks extremamente produtivos (A. Rodgers, C. Newton, T. Brady) valem a pena. É possível pegar um QB sólido no 3º ou 4º round, por isso é recomendado por vários especialistas da NFL que se selecione WRs e RBs de alto rendimento (A. Brown, O. Beckham, J. Jones, T. Gurley, D. Johnson) com seus primeiros dois ou três "picks". Outra dica é não ter pressa para pegar as unidades defensivas e os kickers, já que eles não costumam pontuar tanto e existem várias opções sólidas. Muitas vezes é melhor priorizar reservas de luxo para as posições principais. 

Apesar da sua importância, só um bom Draft não te levará ao Super Bowl de sua liga. É preciso ficar ligado durante toda a temporada para fazer substituições, caso algum jogador titular tenha um jogo muito complicado pela frente e você ache que ele não vai pontuar tão bem, pegar jogadores em ascensão que passaram despercebidos no Draft e estão "desempregados" em sua liga (rookies, por exemplo) e também para substituir jogadores lesionados ou que estão de folga. 

Enfim, o Fantasy é uma ótima maneira para novos fãs da NFL conhecerem melhor os jogadores da liga e aprofundarem seu conhecimento e sua paixão pelo esporte, além de ser desafiante para a sabedoria dos fãs de longa data. É também uma maneira de adicionar emoção ao assistir os jogos, já que a torcida passa ser dividida entre seu time de coração e seus jogadores virtuais. Com essas informações e dicas, é possível ingressar com tranquilidade em uma liga, ser competitivo e se divertir sem passar vergonha. Mesmo já estando na semana 3, ainda é possível começar sua liga e marcar seu Draft. E ai, estão esperando o que?  
Equipe NFL: Twitter | Facebook

Texto por:  Daniel Duran e Johnny Torres

Compartilhe isto

Posts Relacionados