CURIOSIDADES DO TRICOLOR: Pacaembu, a nossa casa de campo.

Murillo Ferreira 10:02:00
Fonte: saopaulofc.net
Em 27 de abril de 1940 foi inaugurado o Estádio do Pacaembu e, desde então, o futebol na cidade de São Paulo mudou. O estádio municipal tem muito a ver com o Tricolor Paulista e já foi palco de momentos históricos para nosso clube ao longo dos 20 anos em que o clube o adotou como casa, ou mesmo depois da construção do Morumbi, voltando a jogar lá quando nosso “templo” não estava apto a receber partidas. Começando pelo dia da sua inauguração.

Neste dia estavam presentes o então presidente da República, Getúlio Vargas, acompanhado do interventor Ademar de Barros e do prefeito Prestes Maia, além de 50 mil pessoas com o intuito de prestigiar a apresentação e os desfiles do, até então, maior e mais moderno estádio sul-americano. Durante a Ditadura Vargas eram proibidas as ostentações das bandeiras estaduais, mas durante o desfile das delegações que representavam os clubes paulistas, uma chamou bastante a atenção de todos. Quando o São Paulo Futebol Clube entrou, ostentando as cores que eram as mesmas do estado, locutores e público revoltados com a censura ficaram de pé e aplaudiram fervorosamente. Foi a partir deste episódio que o Tricolor recebeu o apelido de “O mais querido”.

A primeira taça oficial do Pacaembu também foi conquistada pelo Tricolor Paulista. Em 19 de maio de 1940 o São Paulo bateu o Corinthians pelo Torneio Início do Campeonato Paulista, ganhando o primeiro título do estádio. Foi também contra o Corinthians que Leônidas da Silva fez a sua estreia pelo Tricolor, em 1942, e hoje é o jogo com o maior público na história do Pacaembu e marco para o apelido do clássico ser "Majestoso".

Em 1961 o estádio mudaria de nome e passaria a ser chamado de Paulo Machado de Carvalho. O nome é dado em homenagem ao chefe da delegação brasileira no seu primeiro título mundial em 1958. A relação de Paulo Machado com o futebol começou, no entanto, dentro do São Paulo, sendo inclusive presidente do clube em 1946 e 1947.
Fonte: esporte.uol.com.br

Para quem gosta de números, foi no Pacaembu que o Tricolor alcançou a sua maior goleada na história, em 1945, vencendo o Jabaquara por 12 a 1 pelo Campeonato Paulista. É no estádio municipal que o clube também ostenta a sua maior goleada em clássicos. Em 1944 venceu o San-São por 9 a 1, em partida válida também pelo Campeonato Paulista. Ao todo são 1026 jogos com 558 vitórias, 226 empates e 236 derrotas, tendo um aproveitamento surpreendente de 61,8%.

O último título no estádio seria conquistado em cima do Corinthians, em um episódio que colocaria frente a frente a rivalidade de Gino e Luisinho. Alguns dias atrás, Gino tinha sido emboscado por Luisinho na saída do hospital após ir visitar o ex-companheiro de equipe Alfredo. O corintiano atirou um tijolo na cabeça do são paulino. Em campo, a “tijolada” veio do lado Tricolor, com uma grande atuação de Gino e uma vitória por 3 a 1. O jogo que ocorreu no dia 27 de dezembro de 1957 marcou a aposentadoria de Cláudio, maior artilheiro da história do rival, a demissão do técnico e a queda do presidente nas eleições.

O São Paulo e o Pacaembu têm uma grande relação e, possivelmente, continuarão tendo. O próximo jogo da equipe no estádio será contra o Santos no dia 13 de outubro. A partida é uma iniciativa das duas diretorias de promover a paz.

Compartilhe isto

Posts Relacionados