Fundado por imigrantes e bicampeão nacional: conheça o Palestino, adversário do Flamengo

17:44:00

Após passar pelo Figueirense na fase brasileira da Copa Sul-Americana, o Flamengo terá pela frente os chilenos do Palestino nas oitavas de final da competição. A primeira partida acontecerá nessa quarta-feira (21) no Chile, às 21h45min.

História

Pouco conhecida no cenário internacional, a equipe chilena nasceu de um grupo de palestinos, membros da comunidade palestina, a maior comunidade asiática no país. No contexto histórico, a Palestina luta contra Israel pela soberania de seu povo, na "Terra Sagrada", hoje ocupada pelos israelenses.

Em 1952, a Federação de Futebol do Chile, aceitou a participação do Palestino na segunda divisão do campeonato nacional, e os tricolores ganharam, subindo para a primeira. Em 1955 veio a primeira glória nacional: sob o comando de Guillermo Coll, capitão da equipe, os "millonaries" (apelido adquirido na época, pela capacidade da equipe em adquirir jogadores de bom nível técnico) ganharam a Primeira Divisão chilena. Em 1978, liderado por Elias Figueroa, o Palestino fez história: se sagrou bicampeão da Primeira divisão quebrando recorde de partidas sem derrotas, e de quebra ganhou a Copa Chilena pela primeira vez.

Momento atual

Em 2015, após 36 anos, o tricolor chileno retornou à Taça Libertadores da América, e fez história ao eliminar o Nacional do Uruguai na primeira fase (pré-Libertadores) mas foi eliminado no grupo em que tinha Boca Juniors (ARG), Montevideo Wanderers (URU) e Zamora (VEN).

Nesse ano, o Palestino está disputando o primeiro turno do campeonato nacional, o Apertura, e está na 6ª posição, com 7 pontos em 5 partidas. Pela Sul-Americana, os chilenos eliminaram o tradicional Libertad (PAR) por expressivos 4 a 0 na soma total. Na segunda fase, o Palestino passou pelo Real Garcilaso (CHI) por 2 a 2 na soma total. 

A equipe base do técnico Nicolas Cordova é: Dario Melo, Francisco Sierralta, Ezequiel Luna, Benjamín Vidal e Roberto Cereceda; Esteban Carvajal, Augustín Farías e Diego Torres; Franco Mazurek, Leonardo Valencia e Leandro Banegas.

O argentino Leandro Banegas é a principal arma ofensiva da equipe tricolor. Ele que marcou o gol que classificou os chilenos no confronto da volta, contra o Real Garcilaso (agregado: 3 a 2).

Estádio



O local onde o Palestino manda suas partidas de grande porte é o Estadio Monumental David Arellano, no município de Macul, ao sudeste de Santiago (CHI). O estádio pertence ao Colo-Colo (CHI), mas é usado pelo Palestino em jogos de grande porte pois o estádio do tricolor (Estádio Municipal de La Cisterna) não tem condições estruturais para receber esses tipos de jogos.

O estádio foi construído em 1957, mas inaugurado somente em 1974. O Monumental tem capacidade para 47.347 torcedores e já recebeu jogo de equipes brasileiras e até da Seleção Brasileira.


Compartilhe isto

Posts Relacionados