Palmeiras pode ter torcida visitante, mesmo punido?

14:38:00

Reprodução/globoesporte.com

Muitas pessoas perguntaram para nós, no twitter, se a torcida Palmeirense cumpriria a punição como visitante, ou não?!. Pois bem, tentarei resumir essa confusão, e provar a brecha que permite a nossa massa palmeirense como visitante. Mesmo com os poréns, entenda:

Na última quinta-feira (15), o Superior Tribunal de Justiça Desportiva alterou, a decisão que havia sacramentado, com relação a punição dada ao Flamengo, por causa da briga entre torcidas com o Palmeiras no estádio Nacional Mané Garrincha. Mas ao amenizar a punição do time carioca, o STJD abriu brecha para os torcedores palmeirenses. Na punição anterior, o STJD havia declarado que o Flamengo cumpriria três jogos como visitante sem sua torcida, contabilizando que o clássico Flamengo x Fluminense, no qual será realizado em Natal, valia como punição ao Rubro Negro carioca. Sendo assim, o Flamengo poderá ter sua torcida normalmente para o clássico, pois o STJD entendeu que o clube cumpriu dois jogos da suspensão. Além da partida contra o Palmeiras, os cariocas alegaram que contra o Vitória, no Barradão, já haviam cumprido uma parte da punição, pois o Flamengo não pediu sua cota equivalente a 10% de ingressos como visitante. Mas contra o clube baiano, mais de três mil torcedores do Fla, (teve  membros de torcida organizada) ocuparam o setor de visitantes do estádio. Mesmo assim, o STJD aceitou o pedido do Rubro-Negro.

“Fiz questão de deixar claro que não há determinação naquela decisão de que não poderia haver torcedor como visitante. Mas que o Flamengo não teria direito a sua cota de 10% e o Flamengo não pediu seus 10%. O mandante estava proibido de ceder ao Flamengo a cota de 10%, mas não de vendê-la. Não havia determinação de não vender para visitante. Os auditores entenderam que o Flamengo já cumpriu contra o Vitória e, ontem (quarta), contra o Palmeiras” Afirmou Michel Assef Filho, advogado que defendeu o Flamengo no caso.

Com decisão em favor do Flamengo, o STJD abriu uma brecha marota, para que a torcida do Palmeiras compareça ao jogos que deve cumprir sua parte da punição. O esquema
é, comprar ingressos diretamente dos clubes mandantes, assim como fez a torcida do Fla. O STJD entende que os flamenguistas não tiveram cota de ingressos como visitante, já que compraram direto do Vitória. Os Palmeirenses poderão fazer o mesmo contra América-MG, Santa Cruz e Figueirense. Pu seja,comprar ingressos diretamente dos clubes mandantes, fa forma feita pelo Flamengo.

Mas a torcida organizada do Palmeiras também está suspensas e não pode comparecer aos jogos, independente das partidas serem no Allianz Parque, ou fora dele. Bom, dentro da brecha, a torcida organizada poderá acompanhar o jogo, desde que não faça alusão de qualquer tipo, as 'organizadas'. Ou seja, o STJD ao tentar punir, mostrou novamente sua imcompetência, e permite que hajam torcedores visitantes, em meio a uma punição que afirmava o contrário. Esse é o rigoso STJD, exemplo para as leis do esporte nacional. (Só que não)

por: Leonardo Bueno


Compartilhe isto

Posts Relacionados