Precisamos falar sobre o calendário do Futebol Brasileiro

23:28:00
Muralha foi convocado nessa sexta (16) pelo técnico Tite (Reprodução/ Flamengo)
Na tarde dessa sexta-feira (16), Tite convocou 24 jogadores para duas rodadas das Eliminatórias no início de Outubro. Logo de cara, uma surpresa: o nosso goleiro Alex Muralha estava na lista e irá viajar com o grupo para essas duas partidas. Até aí, nenhum problema. Só que, não é a primeira vez nesse ano, a convocação desfalcará os clubes no meio do Brasileirão.

A CBF no primeiro dia do ano anunciou o calendário e se vangloriou de algo "inédito" (só para uma confederação tão retrógrada, já que isso ocorre nos principais centros futebolísticos): o Brasileiro ia parar durante as Eliminatórias. Porém, percebeu-se que não era bem assim. A Confederação colocou rodadas antes e logo depois dos jogos da Seleção Brasileira. Então, o que deveria ser uma ajuda aos clubes, continuou sendo um problema: os jogadores convocados desfalcam seus times por dois jogos a cada duas partidas de Eliminatórias. 

E não para por aí. O calendário não previa parada para realização de outras competições como Copa América Centenário e Olimpíada, ou seja, também desfalcou os clubes filiados. 



Com os estaduais e regionais longos, o Brasileirão fica espremido no calendário, forçando rodadas nos meios de semana, algo raríssimo na Europa, e "ajudando" à desfalcar as equipes. Uma redução nessas competições se faz necessária, mas infelizmente os clubes filiados não mostram interesse em mudar o Status-Quo do Futebol Brasileiro, e são os únicos prejudicados sendo desfalcados em momentos importantes, como agora. O Flamengo, comandado por Eduardo Bandeira de Mello, não votou na atual diretoria da CBF e vem tentando propor medidas para o avanço do nosso futebol, mas infelizmente os outros dirigentes de clubes cederam à pressão, seja das federações ou seja até da própria CBF, temendo por represálias.

Infelizmente, esse só será mais um desabafo de um amante do futebol. Ano que vem, nada será modificado e estaremos discutindo as mesmas coisas nesse mesmo espaço. Se nem o 7 a 1 mudou algo...

Saudações Rubro-Negras

Compartilhe isto

Posts Relacionados