Mercadão do Galo: 1ª Edição

16:20:00


FAAAAAAAAAAAAAAAAAAAALA CAMbada (já roubei o jingle, nem adianta reclamar kkk), como vão vocês?

Tristes como eu, não é?! Atravessamos talvez um dos momentos mais difíceis da história do nosso esporte, com o trágico acidente que vitimou 71 de nossos heróis do jornalismo esportivo e do futebol. 19 jogadores da Chapecoense morreram e 21 membros da imprensa também foram vitimados. Nós ficamos e nos sentimos órfãos de alegria nesse final de temporada, mas que nossos heróis de Condá descansem em paz e que todo o povo da maravilhosa cidade de Chapecó, a qual já visitei 3x, encontrem forças para superar esse momento. Agora, é o momento de seguir a vida, como nossos guerreiros gostariam que seguíssemos e ajudar a Chapecoense á se reconstruir. Hoje, nesse exato momento em que faço esse post, a Chapecoense foi declarada pela COMMEBOL a Campeã da Copal Total Sul-Americana de 2016. Merecidos e eternos campeões. Que estejam comemorando com muita alegria e sorrisos de onde estiverem. Em nome da equipe @GaloVQTTV, desejo sorte e #FORÇACHAPE.


Bom, vamos agora falar de mercadão da bola...

Há um certo tempo estudávamos a possibilidade de incluir uma coluna sobre mercado da bola atleticano, até porque, nesse final de temporada, é chegado o momento de especulações, verdades, inverdades e tudo o que há relacionado. Vamos abordar tudo aqui semanalmente, todas as segundas.



Panorama do Atlético MG para a temporada 2017:

Muito irá se falar do desempenho abaixo da crítica, tanto do ponto de vista anímico, competitivo, técnico e tático dessa equipe. Isso iria gerar uma longa discussão, mas recentemente, esse planejamento sofreu mudanças com a troca de técnicos do Galo. Sai Marcelo Oliveira, cujo conjunto da obra não foi agradável, entra Roger Machado, o "pupilo" de Tite, estudioso, amante do futebol moderno. Roger agora se torna a esperança de um 2017 melhor, mas há de se lembrar que 2017 é um ano de calendário CHEIO, portanto, algumas análises serão feitas. Roger já teria indicado possíveis nomes para reforçar posições que se tornaram problemáticas em 2016, assim como estará no jogo de quarta feira, 2º jogo da final da Copa do Brasil 2016, na Arena Grêmio, para observar alguns jogadores. Abaixo, citaremos quais jogadores estão "na corda bamba" e quais serão provavelmente emprestados ou dispensados do clube:

lembrando que a situação de alguns citados abaixo são apenas ESPECULAÇÕES. A confirmação oficial será divulgada pelo clube nos próximos dias.


Podem ser dispensados do clube: Patric, Edcarlos, Ronaldo Conceição, Carlos Eduardo

Motivo: Baixíssimo desempenho técnico na temporada. Carlos Eduardo e Ronaldo Conceição atuaram pouquíssimas vezes no 2º semestre e não agradaram a torcida e á comissão técnica. Patric e Ronaldo devem ser dispensados, mas Carlos Eduardo ainda poderá ser observado por Roger.


Podem ser emprestados á outros clubes: Lucas Cândido, Eron, Alex Silva, Hyuri, Clayton, Yago, Jesiel

Motivo: Alguns jogadores são vistos pelo clube como jogadores de grande potencial, mas que não renderam o esperado e precisam de uma rodagem maior. Seriam os casos de Clayton, Yago e Jesiel. Outros não agradaram no ponto de vista técnico, como Lucas Cândido, mas o clube ainda vê potencial de valorização. Também há casos de jogadores que podem ser usados como "moedas de troca" em negociações com outros clubes, como Hyuri, Eron e Alex Silva. Os dois ultimos possuem contrato se encerrando em 2018.


Podem voltar de empréstimo: Renan Oliveira, Felipe Soutto, Daniel, Wescley

Motivo: Esses nomes tiveram bom rendimento em seus clubes. Renan Oliveira terminou a temporada como reserva do Náutico, mas sempre utilizado. Felipe Soutto terminou a temporada como titular do Londrina, depois de um bom campeonato paulista pelo Ferroviária de Araraquara no 1º semestre. Wescley alternou bons e maus momentos no Ceará. Daniel também oscilou no Paraná Clube, mas seu desenvolvimento técnico é interessante.


Podem renovar contrato ou serem adquiridos para a próxima temporada: Rômulo Otero, Junior Urso, Leonardo Silva, Leandro Donizete

Motivo: Otero foi contratado como um ilustre desconhecido, apesar de ótimos desempenhos pelos clubes que passou e pelo fato de ser o atual titular da seleção venezuelana, principalmente pela sua qualidade na condução e seu dinamismo e intensidade em campo. Se diferenciou também em bolas paradas, com excelente aproveitamento. Acabou agradando a diretoria atleticana e o clube deve contratá-lo em definitivo, assinando por 4 temporadas. Junior Urso é um jogador que gerou controvérsias na mídia e com o torcedor, pois muitos apoiam sua permanência e outros pedem seu desligamento do clube. O fato é que o Atlético já procurou oficialmente o Shandong Luneng a respeito de sua renovação e o clube chinês ainda não avaliou se poderia reemprestá-lo ou apenas vendê-lo. O Galo já manifestou uma possibilidade de contratá-lo em definitivo. Já Léo Silva, considerado por muitos o maior jogador da história do Galo e Leandro Donizete, o General, ainda estão em compasso de espera por uma renovação. Os dois jogadores já teriam sido procurados pelo clube para tratar de uma possível renovação. Cada um renovaria seu contrato até o final da temporada 2017. 




QUEM PODE CHEGAR:


O Galo possui claras deficiências no seu setor defensivo. A diretoria, em conjunto com Roger Machado devem priorizar peças para o setor, como volantes, laterais e zagueiros, mas não descarta a vinda de atacantes ou meias, caso surjam oportunidades. Vamos aos nomes:

Lembrando novamente que se tratam de ESPECULAÇÕES. A diretoria não confirma negociações que estejam em curso.


Arouca (Atualmente no Palmeiras):


Arouca teve seu nome primeiramente envolvido numa possível troca com o atacante Carlos, mas o Palmeiras logo rechaçou o negócio. Roger Machado teria pedido a contratação de Arouca á diretoria do Atlético logo depois que foi confirmado como treinador. O Palmeiras, por outro lado, vê esse interesse como uma possibilidade de negócio com o Galo em relação á Lucas Pratto, podendo usar Arouca para abaixar a pedida atleticana pelo Urso.


Cléber (Ex-Corinthians, atualmente no Hamburgo):


Cléber teve boas passagens por Ponte Preta e Corinthians, antes de ser negociado em definitivo ao Hamburgo. No clube alemão, Cléber alternou momentos de titularidade e reserva. Roger Machado teria dado o aval positivo para a contratação do zagueiro. É um zagueiro com um pouco mais de mobilidade, se caracteriza pelo bom trabalho de saída de bola e bom posicionamento em campo, além de ser presença forte em jogadas de bola parada, fazendo alguns gols por Corinthians e Ponte. É o nome mais próximo do clube nesse momento.


Alex (Ex-Chelsea, Milan e Santos):



Alex também é um possível nome ventilado para reforçar o setor defensivo alvinegro. Jogador de passagens apagadas por Milan e Chelsea, mas que teve um bom rendimento enquanto esteve no Brasil, defendendo as cores do Santos, atualmente está sem clube e está em tratamento de uma lesão. O clube pode enfrentar concorrência do Santos, que deseja o repatriar para a próxima temporada.


Réver (Ex-Galo, Inter, atualmente no Flamengo):


Réver foi nosso capitão do melhor momento de nossa história: As conquistas da Copa Libertadores da América e Recopa Sul Americana de 2013. Um dos zagueiros com mais jogos e gols da história do Galo e de brilhantes atuações. Réver já chegou a estar próximo de um retorno, porém não houve acordo financeiro na época. Acabou acertando com o Flamengo para o 2º semestre e acabou se tornando um dos melhores jogadores do Campeonato Brasileiro. Outro nome que teria sido indicado por Roger Machado. O Flamengo já manifestou interesse em adquirir o passe do zagueiro, e caso as partes não cheguem á um acordo, o Galo poderia entrar como interessado no negócio e trazer de volta nosso glorioso capitão de 2013. 


Valdívia (Atualmente no Internacional):


Diante de um possível desmanche, caso se confirme o rebaixamento do Internacional á série B de 2017, há a possibilidade do clube gaúcho perder algumas peças e o nome de Valdívia teria sido ventilado nos bastidores atleticanos. 


Gerónimo Poblete (Atualmente no Club Atlético Colón):


Gerónimo Poblete, 23 anos, natural de Mendoza, é um 2º volante que se encaixaria no perfil de "médio apoiador" de Roger Machado. É um jogador de boa condução de bola, boa transição pelo meio campo e boa troca de passes. Seria um jogador que brigaria por posição com Rafael Carioca e Junior Urso. Teria sido oferecido ao Atlético e o clube, visto com bons olhos a possibilidade. Recentemente, o Galo teve sucesso apostando no ótimo jogador Venezuelano Rômulo Otero, o que acabaria influenciando a vinda do jogador, se tratando também de um jovem valor, com possibilidade de mercado.


Diego Tardelli (Ex-Galo, atualmente no Shandong Luneng):


Esse é o nome mais polêmico do mercadão do Galo dessa edição. Diego Tardelli Martins, ídolo incontestável do Galo, um dos maiores artilheiros da história do clube, 3x campeão mineiro, campeão da Libertadores, Recopa e Copa do Brasil pode ter sua terceira passagem pelo clube em 2017. Especulações dão conta de que Tardelli entraria com ação com seus Stafes junto á FIFA para entrar em processo de litígio com o Shandong Luneng, da China, que não o utiliza, devido ao clube ter chegado na sua cota máxima de estrangeiros. O jogador não foi sequer emprestado para outros clubes e treina separado desde então. Sua possível chegada poderia estar relacionada á saída de Lucas Pratto para o futebol europeu. Á averiguar.


Paulo Henrique Ganso (Ex- Santos, São Paulo, atualmente no Sevilla -ESP):



Não é mais segredo que o Sevilla busca um reforço no setor ofensivo na janela de inverno. O nome preferido por Jorge Sampaolli é Lucas Pratto. O clube espanhol não mediria esforços para trazer o argentino para o clube e em contrapartida, estaria disposto á envolver PH Ganso no negócio, para abaixar o valor pedido pelo Atlético pelo Urso. Ganso é um jogador de enorme talento, com muita qualidade na condução, passe e dribles de curto espaço, mas não está se encontrando no clube espanhol, recebendo poucas oportunidades, não agradando ao Sevilla e á critica especializada. 



QUEM PODE SAIR:


Lucas Pratto:


Lucas Pratto é o nome mais assediado do momento no futebol nacional. Seu nome é frequentemente ligado á Palmeiras e São Paulo, que buscam de todas as formas seduzir o jogador á se transferir para São Paulo. A dona da Crefisa, Leila Barros teria dito á conselheiros que Lucas Pratto é a prioridade nº1 do Palmeiras, o substituto perfeito para Gabriel Jesus, que jogará no Manchester City a partir do ano que vem. Diferentes fontes afirmam que o Palmeiras tentaria envolver jogadores para abaixar a pedida do Atlético, enquanto outras afirmam que Lucas Pratto seria liberado assim que o Palmeiras pagasse uma multa de R$ 45 milhões de reais (€ 13 milhões de Euros). A informação de dentro do clube é que o Atlético não tem interesse em negociar o jogador com o mercado nacional, o que foi proferido por pelo menos 2x pelo presidente Daniel Nepomuceno. O clube espera propostas do futebol europeu, por entender que chegará aos valores desejados pela alta valorização do Urso, atual titular da seleção Argentina. 



OUTRAS NOTICIAS INTERESSANTES:

Outra especulação que tomou conta do dia-a-dia do clube é sobre a fornecedora de materiais esportivos do Galo. O clube já assinou o destrato com a canadense DryWorld e teria sido assediado por algumas marcas esportivas, como Puma, Umbro, Nike, Adidas, Under Armour e Lupo. Apesar da Under Armour ter sido dada como certa como nova fornecedora de materiais esportivos do clube, as informações convergem para que a Topper retorne ao clube e forneça materiais por 3 temporadas. Os valores não foram e serão divulgados, mas tudo leva a crer que os valores não serão maiores aos da DryWorld, mas chegariam próximos á esses valores, sendo superiores ao valor oferecido pela americana Under Armour. Aguardemos noticias nos próximos dias.



Então é isso, massa alvinegra. Esse é o 1º mercadão do Galo. Espero que tenham gostado, se informado acerca dos assuntos e que compartilhem e divulguem bastante. Espero vocês no próximo Mercadão do Galo.



#UNIDOSSOMOSFORTES #TODOSPORUMIDEAL #EUACREDITO #AQUIÉGALO #NÃOÉMILAGREÉATLETICOMINEIRO #VAIPRACIMADELESGALO 




Me sigam lá no Twitter, galera: @lsilveiralg 


Compartilhe isto

Posts Relacionados