Retrospectiva 2016 - Palmeiras

10:10:00


A estreia

O Verdão estreou no Campeonato Paulista dia 31 de janeiro vencendo o Botafogo-SP por 2x0 com gols de Alecsandro (15’ – 2º tempo) e Dudu (41’ – 2º tempo).

Libertadores e Demissão de Marcelo Oliveira

Em 9 de março após a derrota do Palmeiras para o Nacional Uruguai  por 2x1, resultado que tirou o Verdão da libertadores, o diretor de futebol Alexandre Mattos anunciou a demissão do técnico Marcelo Oliveira. O auxiliar técnico Alberto Valentim assumiu o time até a chegada do novo técnico.

Chegada do profeta Cuca

Em 14 de março Cuca foi apresentado como novo técnico do Palmeiras, em sua primeira entrevista falou sobre seu amor pelo Verdão e na possibilidade de ser Campeão pelo clube:
 “Eu era torcedor do Palmeiras na infância. Sempre disse isso, mas não quer dizer que minha vida será mais fácil.”
“Tenho otimismo no grupo. Analisando o elenco, acho que dá para conseguir uma conquista nesse ano. Por isso eu vim. Um time grande não pode pensar em outra coisa que não seja ser campeão. Temos a missão de buscar títulos e acredito que o trabalho vai dar certo”, declarou.

Gol de tirar o Chapéu

O Verdão colocou fim no tabu contra Corinthians no Pacaembu. O clássico foi decidido em dois minutos Fernando Prass defendeu um pênalti aos 30 do segundo tempo e aos 32 Dudu, de cabeça marcou o gol que definiu o resultado do jogo. Na comemoração, Dudu pegou o boné da Jovem Pan que o repórter Wanderley Nogueira usava e vestiu, fazendo alusão ao "chapéu" que o alviverde deu no Corinthians quando o contratou.

Campeonato Paulista

O Palmeiras voltou a jogar bem e chegou a semifinal do Campeonato Paulista. O Santos vencia a partida por 2 a 0 até os 42 minutos do segundo tempo, mas Rafael Marques fez dois gols em dois minutos e garantiu o empate, levando a decisão para os pênaltis, onde o alviverde foi eliminado apesar da reviravolta dentro de campo que deu esperança a torcida.

Estreia do Verdão no Campeonato Brasileiro

Na primeira rodada do Campeonato Brasileiro o Palmeiras goleou o Atlético-PR por 4x0 com gols de Róger Guedes, Gabriel Jesus (2) e Thiago Martins.

12 de Junho mais uma vez

Dia 12 de junho a torcida que canta e vibra comemora o Dia da Paixão Palmeirense, data histórica da comemoração do Campeonato Paulista de 1993, onde o Palmeiras venceu o rival Corinthians por 4x0. E 23 anos depois um novo 12 de junho, o derby aconteceu pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro e a vitória mais uma vez foi do Palmeiras, 1x0 gol de Cleiton Xavier.

Lesão do Fernando Prass

Fraturado o goleiro Fernando Prass foi cortado da Seleção Brasileira que disputará a Olimpíada e desabafou nas redes sociais: “Me empenhei muito para realizar o sonho de ser jogador da Seleção Brasileira. Mas, infelizmente, não será dessa vez. O exame realizado hoje apontou uma fratura no cotovelo e não poderei disputar a Olimpíada. Vou me cuidar e voltar ainda mais forte para defender o Palmeiras e quem sabe a Seleção novamente. Agradeço a torcida e o carinho de todos”.

Surgiu um novo paredão

Com a lesão do Ídolo Fernando Prass na seleção e as falhas de Vagner, o goleiro Jailson, palmeirense assumido, estreou pela série A aos 35 anos e soube aproveitar a oportunidade, demostrou segurança, fez boas defesas, agradou a torcida e se mostrou emocionado ao deixar o gramado chorando. E o novo paredão da Academia de Goleiros terminou o ano invicto, fez ótimas defesas, conquistou a torcida e foi campeão com o time do coração.

Campeão do Primeiro Turno

Líder em 10 das 19 rodadas, o Palmeiras terminou como Campeão do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, mostrando que o trabalho do Cuca e de toda a equipe estava sendo bem realizado e colocando esperanças no fim do jejum de 22 anos.

Alecvolta

O atacante Alecsandro havia sido pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) da Federação Paulista de Futebol com dois anos de suspensão após ter sido detectado em exame antidoping na primeira fase do Paulistão, mas A Federação Paulista de Futebol emitiu nota oficial, anunciando que o jogador não infringiu as regras sobre uso de substâncias proibidas. A Agência Mundial Antidoping (Wada) esclareceu que a presença da substância O-dephenylandarine se deu por conta do uso de uma loção contra calvície.

Contra tudo e Contra todos

O 2º Batalhão de Choque da Polícia Militar recebeu ordens para fechar as principais ruas que davam acesso ao Allianz Parque, só entraria quem tivesse ingresso, impedindo torcedores de se reunirem em bares.

Eliminação na Copa do Brasil

O Palmeiras entrou com um time misto para enfrentar o Grêmio pela segunda partida das quartas de final da Copa do Brasil. Mesmo dominando o jogo, empatou em 1 a 1 e acabou eliminado. Mesmo com esse resultado, saiu aplaudido pela torcida que junto com o time estava focada no Campeonato Brasileiro.

Saiu da Jaula o Porco

O Verdão apresentou uma nova mascote, que não é tão nova assim. O Porco, que já era adotado pela torcida, foi oficializado como mascote após 30 anos. O Porco com cara de bravo chama-se Gobatto, o nome é em homenagem ao diretor de marketing João Roberto Gobatto, que era a favor da adoção definitiva do apelido em 1986. Ele foi apresentado no jogo contra o Internacional, e o Porcão é pé quente, o Verdão venceu, chegou mais perto do título e colocou o Inter na zona da degola.

AEROPORCO

Além de fazer uma linda festa nos portões da Academia de Futebol que foi digna de ser aplaudida pelos jogadores, a torcida do Palmeiras invadiu o aeroporto para incentivar o time que ia viajar para enfrentar o Atlético-MG. O aeroporto ficou lotado e os jogadores entraram na onda da torcida, cantaram juntos e gravaram vídeos, a festa para o Enea já tinha começado.

Palmeiras x Atlético-MG

Em um jogo quente o Verdão empatou com o Atlético e se aproximou do título. O jogo também ficou marcado pois foi o jogo em que o Gabriel Jesus fez seu ultimo gol pelo Palmeiras.

QUE DE FATO É CAMPEÃO

Com o Allianz Parque lotado o Verdão já entrou em campo Campeão contra a Chapecoense, pois só precisava de um empate para ficar com a taça, mesmo assim teve gol, Fabiano fez o gol do título e o jejum de 22 anos chegou ao fim
O jogo teve recorde de público, foram 40.986 pagantes. Torcida e time fizeram uma festa maravilhosa, um espetáculo com fogos, além de sinalizadores na arquibancada, uma festa digna de um Eneacampeão. Foi um jogo de comemoração e despedidas, o ultimo jogo de Gabriel Jesus pelo Palmeiras.
Além da despedida do Gabriel Jesus, foi a despedida de Guerreiros, esse foi o ultimo jogo da Chapecoense, a delegação que viajava para a Colômbia para disputar a Sul-Americana  sofreu um acidente aéreo, o avião caiu em Medellín, 71 pessoas entre jogadores e jornalistas faleceram.

Despedida do Mestre Cuca

O técnico Cuca que tinha contrato até o fim do ano deixa o Palmeiras para cuidar dá família em 2017: "É uma escolha difícil, mas que eu tive que fazer. Na verdade, como sempre disse, não era nem para eu ter vindo neste ano. Ia me dedicar apenas à minha família em 2016, mas fui convencido pelo Alexandre Mattos, pelo presidente, pelo projeto que foi apresentado a mim e, claro, pelo meu amor ao Palmeiras. Torço desde criança, nunca escondi isso de ninguém, e domingo acabei sendo campeão duas vezes: como treinador e como torcedor. Saio do Palmeiras muito feliz e com a missão cumprida. Tenho certeza de que voltarei um dia para continuar a minha história no clube."

FUI, PARTIU O ENEA É DO PALESTRA

O Eneacampeão fechou o ano vencendo o Vitória no Barradão, com o placar de 2x1 o Palmeiras atinge melhor campanha em um turno do Brasileirão entre outros recordes.

Novo Presidente

O empresário Maurício Galliote foi eleito novo presidente, ele assumirá o lugar de Paulo Nobre (de quem era vice) até 2018.

Técnico novo

O Palmeiras anuncia a contratação do ex-treinador da Ponta Preta, Eduardo Baptista, ele será o substituto do Cuca e seu contrato tem duração de uma temporada.

FELIZ ENEATAL!

Mais um ano se encerrando e mais uma vez com título. O ano do verdão foi maravilhoso, clube e torcida ganharam um Eneacampeonato de presente de Natal antecipado e o próximo ano promete, o alviverde já começou as contratações para a próxima temporada. Em 2017 teremos libertadores e um Palmeiras mais forte, a patrocinadora Crefisa promete não medir esforços para termos mais Palmeiras Campeão.

Portanto, nós dá equipe do Palmeiras - VQTTV desejamos um Feliz Natal, ou Eneatal a todos e um próspero ano novo com muito Palmeiras e títulos.

Por: Marina Mariano




Compartilhe isto

Posts Relacionados