Analisando o Ataque do Atlanta Falcons

13:22:00
   O Ataque dos Falcons tem, claro, como pilar Matt Ryan. O Quarterback consegue distribuir a bola rapidamente, através de  um veloz Release, achando seus alvos com rapidez e precisamente. Porém tudo é possível graças as chamadas (Calls) do seu Coordenador Ofensivo, Kyle Shanaham, mente brilhamente da NFL e cotado para assumir os Niners. Analisamos primeiro a linha ofensiva, onde tudo começa, pois um Snap ruim pode causar Fumbles ou Safeties e também uma proteção ruim pode causar um Sack no Quarterback, antes mesmo que ele tenha a oportunidade de lançar a bola. Contudo, isso ocorre raramente pelo fato de todos os 6 titulares jogaram os 18 jogos da equipe, sendo difícil imprimir uma pressão, que pode ser feita com mais homens e deixar espaços abertos para as rotas dos recebedores.
 
Resultado de imagem para falcons offense formation  2016

    Repare na movimentação do Tigth Ends. Os dois estão alinhados como fossem fazer a proteção. O alvo da jogada estava de frente para o Outside Lineback Von Miller. A função dessa chamada é confundir a defesa pela falsa sensação de um Tight bloqueador, mesmo sem Running back na formação. O recebedor do lado direito puxa o Corner e o Safety para o meio, deixando o outo alvo livre na lateral para conseguir o First Down sem muitos marcadores no 3 nível do campo, com Miller sendo parado mesmo sem essa proteção extra.

 

    Olhem que temos Julios Jones na esquerda e Freeman na direita. Mais uma vez os Tight Ends estão na formação de linha ofensiva, como bloqueadores. A defesa pode até imaginar que faltam recebedores no Backfield, porém irá para a Blitz. Falcimente abrirá espaço como aconteceu na defesa dos Broncos.

atlanta-video-1

   O snap é lançado, um dos dois cruza pelo meio puxando os Insides Linebacks, passando pela frente dele o outro para uma Big Play. Os marcadores tem que virarem para a marcação, algo desvantajoso naturalmente. 
  A defesa dos Patriots precisa de Linebacks físicos e rápidos para acompanhar os Tight Ends rivais na marcação e ganhar nos bloqueios  e ficar atenta às rotas cruzadas, que confundem. 

Resultado de imagem para Falcons formation  witch julio jones, sanu and gabriel

   Reparem que os recebedores estão alinhando juntos, quase formando uma linha ofensiva só. As rotas deles são parecidas. Percebam os defensores também alinhandos juntos, pois será marcação homem a homem, por Cover, em vez de Zone. A defesa dos Patriots precisará de Corners e Safeties fortes, altos e rápidos, porque essa jogada acabará com Touchdown de Julio Jones contra marcação simples, ganhando na velocidade e altura.

 Resultado de imagem para Falcons formation  offense 2016


   Mirem nos jogadores do Raiders. Smith e Nelson acompanharam Jones, principal alvo de Ryan. Os jogadores pelo meio acompanharam os Tight Ends. Um pode ser acompanhado pelos dois defensores, deixando o outro livre ou a chamada pode ser um passe longo para Sanu, visto sua enorme vantagem contra um só marcador, ou até mesmo mudar a chamada no campo e uma corrida de Freeman, visto que tem jogadores pesados para abrir os gaps para sua corrida. Uma alternativa seria fingir uma blizt e recuar para confundir o Signal Caller rival.

 Resultado de imagem para Falcons offense line 2016 formation

   Agora nessa nova formação ofensiva, os Recebedores ficam lado a lado, dois a dois. A chamado pode ser tanto um passe curto nas costas dos defensores, visto o Release rápido do Quarterback, que estão vindo na blitz, ou uma passe rápido em uma das laterais, pois Sherman está ameaçando a pressão de Corner Back e deixará um vazio na marcação , por exemplo. Uma escolha interessante seria  Blitz somente pelo meio da linha defensiva, pelos Defend Ends e Defend Takle, e deixar mais jogadores no BackField, mais marcadores no 2 nível.

 Resultado de imagem para Falcons offense line 2016 formation


   Vejam que parece uma chamada corrida, porque Matt está em Under Center. Os Tight Ends dão uma proteção extra ao Quarterback e abrem mais espaço para Freeman. Ele identifica o gap aberto. Passando pelos 2 níveis da defesa, somente terá o último Safety em sua frente. Passando, um Touchdown.
  
   Espero que gostem dessa pequena análise. Acabei concluindo que é um time que usa muito os TEs em sua formação e possui  recebedores rápidos. Deslocar os Linebacks, Corners ou Safeties para a pressão ou marcação no BackField pode ser um enorme erro e fazer falta na jogada aérea. 
    Obs: Toda imagem e Gif disponibilizado via reprodução do Google e responsabilidade deles.
    Ainda essa semana analisaremos a carreira de Bill Belichick, Head Coach dos Patriots, destrincharemos esse ataque dos Falcos em números,  a  temática com a defesa dos Patriots: o que fazer no Super Bowl LI e também a Prévia do confronto entre as duas equipes.

Compartilhe isto

Posts Relacionados