A lúcida Loucura Alvinegra: A história sobre o fotógrafo da Galoucura

21:28:00
https://somosgaloucura.wordpress.com/
A lúcida loucura alvinegra

No centro de Guarapuava, sentado em um banco de praia. Lá estava ele, Moacir Gaspar, com um olhar perdido no ensurdecedor movimento da cidade, junto a sua miçanga e a camisa da Galoucura – torcida organizada do Atlético Mineiro. Sentei-me ao seu lado, sobre o chão da calçada, e pedi que me contasse a sua história. Com um sorriso simpático, e o típico sotaque mineiro que já ouço há tempos em minha família, exprimiu com imensa alegria em dizer os lugares que já passou nesse país. As boas lembranças, como as cataratas de Foz do Iguaçu, e o côco da Bahia. Dos bons momentos em que passou com a sua família, uma mulher e dois filhos. Como porém, as diversas vezes em que sofreu preconceito e xenofobia.

                Mas o que mais me chamou atenção, e o que parecia fazer muito sentido na vida desse rapaz latino americano de Dreads, era a sua tatuagem na perna com o símbolo do Atlético-Mineiro e a taça da libertadores. Perguntei se ele já havia assistido algum jogo do Galo, e surpreendi-me com a sua resposta. Disse que era fotógrafo, e me indicou o seu blog só com fotografias das partidas do Galão da massa. Ali mesmo, pediu-me para ver as suas fotos do meu celular, me ensinando a conectar no wi-fi de uma academia ao lado. Com um tom descontraído, disse como a sua fotografia incentivava outros torcedores a cantarem e apoiarem o time durante a partida. Que ao verem o Mooa com a câmera fotográfica, começavam a cantar e vibrar para também sair bem na foto.

                Seus olhos vidram ao lembrar de todas as vezes em que pisou no Mineirão, e em outros estádios pelo Brasil, defendendo o Preto e Branco do Galo. O fato de Mooa ser um eterno viajante, tem muito haver com a sua paixão pelo Atlético de Minas. O alvinegro está presente em quase todas as suas falas, e os seus anseios parecem ser o mesmo do Time do Impossível.

Para acessar o blog de Mooa Gaspar: https://somosgaloucura.wordpress.com/


Por: Carlitos Marinho

Compartilhe isto

Posts Relacionados