Meu fechamento é você Verdão! #12/06/1993

15:14:00

12 de junho, dia dos namorados? Os apaixonados que me desculpem, mas hoje é o dia da Paixão Palmeirense, com certeza há exatos 24 anos atrás muitos relacionamentos devem ter terminado por causa da final do Campeonato Paulista de 1993, muitos deixaram o namorado ou a namorada de lado, para assistir um Derby histórico.

O Corinthians havia ganhado o jogo de ida, por 1x0, gol do Viola, que comemorou imitando o porco. Mas no jogo da volta, que aconteceu em 12 de junho de 1993, no Morumbi, o Alviverde encerrou o jejum de 16 anos sem títulos, na final histórica, que até hoje é considerado um dos jogos mais importantes do clube.

Comandado por Luxemburgo, o Verdão precisava vencer para levar o jogo pra prorrogação. E abriu placar com gol de Zinho, aos 36’ do 1º Tempo. No Segundo tempo, o matador Evair ampliou o placar aos 29 minutos, em seguida, aos 38 minutos Edilson fez o terceiro gol. E na prorrogação, Evair de pênalti fez o gol do título, que colocou o fim no tabu e trouxe e volta alegria da torcida palmeirense.

O jogo marcou a história da Sociedade Esportiva Palmeiras, e todos os anos essa data é lembrada pela torcida alviverde como o Dia da Paixão Palmeirense, uma final histórica que representa o dia em que o Verde voltou a ser cor.

A partida virou música presente até hoje na arquibancada: “Em 93 nós ganhamos o Paulistão, foi em cima dos gambás, 4 x 0 pro Verdão”. E dirigido por Jaime Queiroz e Mauro Beting, o Derby virou filme.

Amor é algo que não se define e não se pode explicar com palavras. O Palmeiras é assim, não o explicamos, nós o sentimos. Eram 17 anos de um fila que torturava anos após ano. A esperança, verde como nós se reavivava a cada possibilidade de ser campeão. O dia de reavivar este amor que jamais tinha morrido chegou. 12 de junho de 1993.

O enredo não poderia ser melhor. O amor estava no ar e o adversário era apenas o maior rival. O final desta história já conhecemos. Vencemos!

12 de junho de 1993 foi o dia mais verde, de todos os dias verdes possíveis e continua sendo. O amor é verde, sempre será. Novamente, não conseguimos explicar, mas jamais vamos deixar de sentir.

12 de junho não é apenas o dia dos namorados, 12 de junho é o dia dos apaixonados pela Sociedade Esportiva Palmeiras.



Foto: Reprodução











Por: Marina Mariano e Daiara 
Souza

Compartilhe isto

Posts Relacionados