Newgarden vence em Gateway, e cinco fatores o tornam favorito

10:53:00

Tivemos realizadas até aqui, 15/17 etapas da temporada 2017 da Fórmula Indy. Com a vitória de ontem, o 'American Boy' Josef Newgarden conquistou a sua quarta vitória na temporada, e colocou uma mão na taça. Muito embora a etapa final em Sonoma tenha pontuação dobrada, Newgarden com a pilotagem que está mostrando, dificilmente perderá seu primeiro título na categoria. Logo em seu ano de estreia na equipe Penske, e colocando muito cachorro grande no bolso.

Josef venceu a etapa turbulenta de Gateway - St. Louis deste final de semana, e abriu 31 pontos de vantagem para o vice líder, Scott Dixon. Vitória a qual podemos resumir em cinco partes:

1) Cuidado - Antes mesmo da largada, Tony Kanaan de forma surpreendente, errou durante a volta que antecedeu a largada, acertou a trazeira de seu carro no muro, e teve sua corrida comprometida (abandonou após ordem da equipe Chip Ganassi, já que não via o brasileiro conseguir recuperar o défcit de três voltas para os líderes). Com a pista de recente recapeamento, o perigo por mais escorregadas era grande. Na largada, o pole position Will Power acabou rodando e acertando o muro. Es Carpenter e Takuma Sato também tiveram o mesmo problema e abandonaram.

2) Paciência - Durante a prova, o dono do carro #2 acabou por ciecunstâncias de boxes, ficando atrás de Helio CastroNeves e Simon Pagenaud. É verdade que com o problema que Helinho teve, ao ter seu motor Chevrolet desligado na troca de pneus, JF conseguiu recuperar a liderança. Não bastando isso, Simon Pagenaud saiu à frente de Newgarden na última rodada de pit stops. Mas o líder e virtual campeão da categoria em 2017, numa ultrapassagem espetacular no terço final de corrida, ultrapassou o atual campeão da Indy, após esperar o momento certo para ser ousado e buscar a ultrapassagem decisiva.

3) Regularidade - Não basta vencer. Por mais que Scotr Dixon tenha feito uma temporada exuberante para o carro limitado que carrega consigo, Newgardenalzinho vem pontuado ao máximo e manter uma constância em resultados para consequentemente ter alta pontuação. E incrivelmente ele têm feito isso com maestria, num primeiro ano com um equipamento verdadeiramente competitivo, mas em uma equipe totalmente nova, ele acaba superando todas as expectativas e mostra ao mundo que ele possui capacidade suficiente para se tornar um piloto campeão.

4) Faca nos Dentes - Agressividade e perícia são necessárias para qualquer piloto, obviamente. Mas o que desse piloto que cada vez mais se torna top, é algo digno de aplausos e registros. Elevar a pilotagem aliada a agressividade, é uma marca de JF na temporada. Basta ver a ultrapassagem que ele fez em Pagenaud. FACA NOS DENTES, mostrando tamanha determinação para almejar vitórias e títulos.

5) Confiança - A cada prova se nota o quão confiante Newgarden está. Confiança na equipe, equipamento e em si mesmo. Ganhar corridas e conquistar resultados de formas variadas mas com êxito, são a chave do sucesso para um bom rendimento. E isso se nota com clareza no piloto americano.

Agora a Indy se reunirá no próxino final de semana, em Watkins Glen. E teremos no site, IndyCar, IndyLights, Pro Mazda/ US2000. No momento, resta venerarmos Josef Monstro Newgarden!








Foto: Scott Kane - AP










por: Leonardo Bueno

Compartilhe isto

Posts Relacionados