Da Matta Campeão - parte 1

12:05:00

A maioria dos amantes de esportes e automobilismo, sabem decor e salteado a trajetória de Cristiano Monteiro da Matta, ou simplesmente Cristiano da Matta, Nascido em Belo Horizonte, em 19 de setembro de 1973,  que é filho do lendário piloto Toninho da Matta, quatorze vezes campeão brasileiro de carros de turismo, que passou pela Fórmula 3 Brasil, Indy Lights, Fórmula 1 e outros. Mas esquecem de especificar e exaltar o maior feito da carreira do filho do Sr. Toninho: TÍTULO INTERNACIONAL.

E o DNA vencedor em Da Matta afloresceu de vez em 2002. Sua carreira iniciada no kart, com passagens pela Fórmula 3 Brasil, e outras categorias, tendo ingressado à Indy/CART e com passagem na Fórmula 1, será deralhada mais adiante. Porém, a 'série que aparecerá por aqui, será a do ano de 2002, quando Cristiano conquistou o título da CART em 2002 - o qual completará no dia 6 de outubro, 15 anos -.

Retrataremos suas sete vitórias (Monterrey, Laguna Seca, Portland, Chicago, Toronto, Road América e Miami - Bayfront Park),  e ainda subiu mais vezes no pódio: foi segundo colocado em Montreal, e em Rockingham - Inglaterra e Denver, foi terceiro, além de sete poles naquela temporada.

Hoje iniciaremos a série, com o início da temporada, contando sobre sua primeira vitória naquela temporada, na abertura do certâme, primeira de duas etapas que seriam disputadas no México (Monterrey e Cidade Do México). Lembrando que foram 19 etapas realizadas em 2002, sendo que Cristiano precisou de 16 provas para se tornar campeão.



* Abertura -- Foi disputada no circuito de rua montado no Parque Fundidora, na cidade de Monterrey-MEX. Na largada, confusão no meio do grid. Jimmy Vasser, Kenny Brack, Bruno Junqueira e Towsend Bell se enroscaram na curva 2, e apenas Junqueira seguiu na carrera. Na relargada que ocorreu cinco giros depois, o líder Adrián Fernandez que havia largado na pole position, partiu em um rítimo interessante no traçado mexicano de quatorze curvas. Mas a alegria tequileira durou até a volta 13. Adrian passou a ter problemas em seu carro, e no giro 15 teve a liderança tomada por Alex Tagliani. 'Fernandón' foi perdendo desempenho.

Após a rodada de pit-stops, Da Matta soube o momento ideal de parar nos boxes, e assumiu a liderança na vigésima sétima volta, onde de lá não mais saiu. Cristiano ainda se envolveu em um entreveiro com o retardatário Shinji Nakano. O spoiler do brasileiro sofreu avaria, mas não atrapalhou o desempenho do #6.

Da Matta chegou a estar 41 segundos à frente do segundo colocado. Mas após fazer sua terceira e última parada nos boxes, aliada a uma bandeira amarela ocasionada por Tony Kanaan - que acabou batendo -, viu sua diferença sucumbir e ficar  em um segundinho. Mas o mineiro teve sangue frio, e controlou a distância para Dario Franchitti, rumando assim para sua quinta vitória dentro da CART, segunda seguida nas 79 voltas no Parque Fundidora e terceira seguida na categoria, já que havia vencido as duas provas finais de 2001 (Surfers Paradise-AUS e Fontana).

Classificação final do GP de Monterrey 2002

1º - Cristiano da Matta #6 -- BRA Newman-Haas/Lola/Toyota ---

2º Dario Franchitti #27 -- ESC Kool Green/Reynard/Honda +1.679s

3º - Christian Fittipaldi #11 -- BRA Newman-Haas/Lola/Toyota +3.244s

4º - Michel Jourdain Jr. #9 -- MEX Team Rahal/Lola Cosworth +3.785s

5º - Alexandre Tagliani #33 -- CAN Player's/Forsythe/Reynard Cosworth +7.261s

6º - Scott Dixon #7 NZE -- PWR Racing/Lola/Toyota +9.427s

7º- Patrick Carpentier #32 -- CAN Player's/Forsythe/Reynard Cosworth +9.937s

8º - Paul Tracy #26 -- CAN Kool Green Reynard Honda +10.318s

9º - Massimiliano Papis #22 -- ITA Sigma Autosport/Lola/Cosworth +11.076s

10º - Oriol Servia #17 ESP -- PWR Racing/Lola Toyota +12.717s

11º - Bruno Junqueira #4 -- BRA Chip Ganassi/Lola/Toyota +13.132s

12º - Michael Andretti #39 -- EUA Green Team Motorola/Reynard Honda - 1 volta

13º - Adrian Fernandez #51 -- MEX Fernandez Racing Lola Honda -1 volta

14º - Tora Takagi #5 -- JAP Walker Racing/Reynard/Toyota -2 voltas

15º - Shinji Nakano #52 -- JAP FernandezRacing/Lola/ Honda -2 voltas

16º - Tony Kanaan #10 -- BRA Mo Nunn/Reynard/Honda -ABANDONOU

17º - Mario Dominguez #16 -- MEX Herdez Competition/Lola/Cosworth - ABANDONOU

18º - Kenny Brack #12 -- SUE Chip Ganassi/Lola/Toyota - ABANDONOU

19º - Jimmy Vasser #8 -- EUA Team Rahal/Lola - ABANDONOU

20º - Townsend Bell #20 --USA Patrick Racing/Reynard - ABANDONOU










Foto: Reprodução/Youtube













por: Leonardo Bueno

Compartilhe isto

Posts Relacionados