Punição de Max Verstappen ofusca o espetáculo de uma vitória

19:44:00

A punição para Max Verstappen foi justa, na minha humilde opinião. O problema é, que APENAS o holandês acabou sendo punido. A disputa em si com Kimi Raikkönen foi injusta no modo desportivo, pois aquela faixa vermelha - que deveria ser trocada por grama, por omde existir essa faixa além da zebra - não faz parte do traçado de competição. Mas o X da questão é: Inconsistência nas punições. Já que os aspônes da FIA durante todo o final de semana, viram pilotos fazerem traçados similares ao de Verstappinho, e não fizeram quaisquer menções de punir os 'infratores de traçado'.

Desportivamente, foi 'brochante' ver o piloto da Red Bull sofrer a punição de 5 segundos ao final da prova. Após ter largado na P15 e ter cruzado a linha de chegada na terceira posição, a punição foi um pecado. Mas se está na regra, deve ser aplicada. Não que eu queira especificar todas as regras ou coisa do tipo. Longe disso. Mas a regra deve ser aplicada. No caso de Verstappen, ela foi bem aplicada.

Mas o outro lado da moeda é: Punir apenas um piloto? Por mais que tenha sido reincidente em punições ao final da corrida (Foi punido no GP Do México, após disputa com ultrapassagem/bloqueio irregular nas voltas finais), Verstappen não deve ser taxado como um cara perseguido. No ponto de vista do piloto, ele imaginou que se alguns pilotos fizeram o mesmo e não foram penalizados, poderia Verstappen fazer o mesmo. E aí entra a incoerência da FIA, através de seus comissários. Ora bolas, se você tem coerência em analisar, ou se pune todos que infringirem determinado artigo - no caso, corte de pista -, ou não se pune ninguém.

O erro em questão foi punir apenas um piloto por uma infração, sendo que outros fizeram o mesmo desde os primeiros treinos, e nada foi feito. Ou os comissários passam a rever conceitos, acatando melhor a opinião de um comissário/piloto convidado, ou acabarão estragando espetáculos e ofuscando vitórias. No caso do US GP, ofuscaram a vitória impecável do virtual tetra campeão mundial, Lewis Hamilton.











Foto: Reprodução/Youtube













por: Leonardo Bueno

Compartilhe isto

Posts Relacionados