Truex Jr é um campeão batalhador. Acima do que se possa imaginar.

21:21:00

Martin Truex Jr. foi um campeão inconteste da Nascar Cup Series em 2017. Foram oito vitórias, 19 top-5, três poles e 2.253 voltas lideradas durante o campeonato.
Mas a história que acompanha o piloto de Mayetta, Nova Jersey, desde sua chegada à NASCAR mostra que ele, equipe e família representam o significado da palavra 'perseverança'.

Bicampeão da Xfinity Series em 2004 e 2005, Truex teve o apoio da família Eanhardt dentro e fora da pista. Truex além de pilotar para a equipe, chegou a ser inquilino de Dale Earnhart Jr. na Carolina do Norte.

Com passagens na Dale Earnhardt Inc. , MTJ teve grande destaque quando foi piloto da equipe de Michael Waltrip. Com o “Richmondgate” em 2013 (caso que envolveu um comprovado jogo de equipe desleal/sabotagem para bemeficiar Truex, através de seu ex-companheiro de equipe, Clint Bowyer). Após o escândalo, MTJ foi demitido, e lhe restou o caminho de seguir para a  Furniture Row, uma das poucas equipes que não estão sediadas na região de Charlotte (berço/sede da NASCAR), com história peculiar. Pois a Furniture Row é uma companhia de móveis localizada em Denver, no estado do Colorado, que a princípio pretendia apenas patrocinar equipes na NASCAR. Com os lucros acima do esperado, um dos donos, Barney Visser, achou melhor montar uma equipe própria da empresa. E desde 2005, a equipe sempre contou com estrutura pequena, mas com nomes importantes: Kurt Busch, Joe Nemechek e Regan Smith, antes de receber Truex Jr. em 2013

O ano de estreia no #78 não foi bomm Com apenas um top-5 e a 24ª posição no geral, e um futuro desanimador. Mas  2015 mostrou uma nova faceta na carreira de Truex e da equipe. Mesmo com apenas uma vitória na temporada, em Pocono, ele conseguiu chegar à final em Homestead, terminando em último entre os finalistas e vendo Kyle Busch se sagrar campeão. Mostrou alta regularidade e tornava a ser competitivo.

No ano passado a equipe passou por uma mudança, que envolveu a saída da  Chevrolet e a chegada da Toyota, como fornecedora de motores do time. Além disso, a Forniture Row se tornava a equipe satélite da Joe Gibbs Racing. O que poderia ser algo preocupante, já que a Gibbs é a laior representante da marca japonesa no certame. Mas isso não atrapalhou o desempenho do campeão, pois ele  somou mais quatro triunfos na carreira, se tornando a melhor temporada dele, apesar de não ter chego à final em Homestead, quando Jimmie Johnson faturou seu heptacampeonato na categoria.

O ano de 2017 na NASCAR, passou a ter corridas divididas em três fases, com pontuação extra aos vencedores dos dois primeiros segmentos. Truex Jr. e Cole Pearn, chefe de equipe, demonstraram importância a novidade. Poislém de vencerem sete vezes antes da final, o carro #78 ganhou 19 segmentos, o que ajudou muito em sua chegada a Homestead com tais pontos extras.

Mas para quem achava que Truex não passou por dificuldades além do 'Richmondgate' se enganou. Em 2014, Sherry Polex, namorada de Truex, foi diagnosticada com câncer no ovário. Logo ela que junto com o piloto fundaram a Martin Truex Jr Foundation em 2007, visando para ajudar pessoas com câncer. Em algumas oportunidades, Sherry não acompanhou o namorado porcompromissos e cirurgias no combate ao seu câncer.

E ainda não bastando tantas adversidades, Truex e a sua atual equipe, tiveram que lidar também com a morte de um de seus membros, James Watson, de 55 anos, no final de outubro, antes da etapa do Kansas. Corrida esta que  teve a vitória do #78.

Agora acabarm qs adversidades né? Ainda não! Pois um novo obstáculo emocional surgira. Barney Visser, dono da equipe teve um ataque cardíaco, às vésperas da prova final da temporada 2017, em Homeatead-Miami.

Mesmo com piloto campeão, a Furniture Row  voltará a ter somente um carro no grid em 2018, já que Erik Jones, que fez companhia a Truex nesse ano, no irá para a Joe Gibbs no lugar de Matt Kenseth, que, por falta de patrocínio, se aposentou da categoria. Mostrando que mesmo chegando ao ápice, numa equipe que começou largando e logo estacionando seus carros para garantir o dinheiro mínimo de premiação, Truex e equipe seguirão superando obstáculos impostos, por mais que pareçam grandes.

Se financeiramente e emocionalmente o duo MTJ - Forniture Row é unido contra adversidades, ser campeão é uma consequência das vitórias em batalhas travadas contra os percalços da vida. Mesmo que tenham havido erros e falhas, ninguém pode contestar o quão guerreiro Martin Lee Truex Junior é.






Foto: Reprodução/Lat Images






por:


Compartilhe isto

Posts Relacionados