Substituição no mundo motor. Sai: WTCC e entra: WTCR

16:21:00
Afinal de contas: Por que o WTCC agora se chamará WTCR? As respostas são: 

- Para tecnicamente ter um modelo padrão;

- Unificar campeonatos para um certâme, e refortalecer as disputas em carros de turismo em regulamentaçâo da FIA, agora com nova regulamentação. Já que com o WTCC, 16 carros na maioria da temporada, tornou pouco atrativa a categoria.

Essa troca é algo que vai além da troca de letras e nomemclatura. Pois isso parte para a aplicação de um novo regulamento técnico e esportivo.

Nos próximos dois anos, ao menos, os carros do regulamento TCR, com mecânica até 2 litros, turbocompressor, e cerca de 350 cavalos de potência, farâo parte do novo regulamento, que pretende atrair de 26 a 28 carros. 
Tal formato fez surgir 19 campeonatos pelo mundo inteiro. Sendo que em tais especificações, 13 montadoras têm carros homologados para disputa: Alfa Romeo, Audi, Ford, Honda, Hyundai, KIA, Lada, Opel, Peugeot, Renault, SEAT, Subaru e Volkswagen.

Com a mudança para o WTCR, além do WTCC, foram extintos o ETCC (European Touring Car Championship) e a TCR International Series. O campeonato será promovido pela Eurosport Events e pela WSC - promotora pertencente ao italiano Marcello Lotti, com supervisão da FIA.

O WTCR terá o formato da seguinte maneira: 10 etapas, com 3 baterias, e pontuações diferenciadas a serem distribuídas em uma corrida no sábado, e duas no domingo, entre os dez primeiros colocados.

Tal sistema de pontuação, funcionará da seguinte forma:


Corrida #1: 27-20-17-14-12-10-8-6-4-2.

Corrida #2: 25-18-15-12-10-8-6-4-2-1.

Corrida #3: 30-23-19-16-13-10-7-4-2-1


Caso o vencedor fature as três baterias, levará após o final de semana, 82 pontos pra casa.

O campeonato começará no circuito de El Hassan, no Marrocos, nos dias 7 e 8 de abril, e continuará três semanas depois em Hungaroring, na Hungria. Enquanto Macau, que retornou ao WTCC este ano pela primeira vez desde 2014, será o evento final da temporada inaugural do novo WTCR, que por não ter um campeonato de montadoras, é homologado como a Copa Do Mundo De Carros De Turismo.

Outro circuito de rua será o de Vila Real, em Portugal, enquanto nem Monza, que voltou ao calendário do WTCC em 2017 após quatro anos, nem Qatar, a rodada final desta temporada, aparecem no calendário provisório do WTCR.


Calendário WTCR 2018

Marrakesh 8 de abril

Hungaroring 29 de abril

Nurburgring 13 de maio

Zandvoort 21 de maio

Vila Real 24 de junho

Por confirmar 22 de julho*

Termas de Río Hondo - 5 de agosto

Ningbo - 30 de setembro

Por confirmar - 7 de outubro*

Suzuka - 21 de outubro

Macau - 18 de novembro

* Um evento será adicionado para 22 de julho ou 7 de outubro


por: Leonardo Bueno

Compartilhe isto

Posts Relacionados