Entre em contato conosco

Automobilismo

Chegamos a Barcelona para a quinta etapa da Fórmula 3

Publicado:

em

Barcelona -Prema - O'Sulivan

A Fórmula 3 chegou a Barcelona para a metade da temporada de 2023. Gabriele Minì foi o piloto a bater em Monte Carlo, mas a consistência de Gabriel Bortoleto mantém-no no topo do Campeonato de Pilotos.

Vindo do evento muito especial de Monte Carlo, a Prema Racing está olhando para um cenário mais tradicional no Circuito de Barcelona-Catalunha. O circuito de 4,7 quilômetros verá equipes e pilotos em ação novamente após os três dias de testes de abril. A pista de Barcelona terá um novo traçado para seu setor final, com uma curva meio-rápida substituindo a chicane antes da curva final em uma tentativa de melhorar as ultrapassagens.

Embora a pista tenha passado por muitos testes, o clima pode entrar em jogo, pois as previsões de tempo, estão em constante mudanças. Em termos de pneus, o slick escolhido pela Pirelli será difícil de lidar com o asfalto abrasivo do Circuito da Catalunha.

O CAMPEONATO ATÉ AQUI:

Terminando as duas corridas de Mônaco entre os seis primeiros, Gabriel Bortoleto manteve a liderança na classificação com 73 pontos. No entanto, Gabriele Minì, da Hitech Pulse-Eight, conseguiu a vitória na Feature Race ao conquistar a pole,e volta mais rápida, diminuindo a vantagem do piloto do Trident para 17 pontos.

O brasileiro de 18 anos, já vencedor nas corridas de Sakhir e Melbourne Feature Race, quer afirmar-se como o homem a bater na corrida ao título, entrando na ronda espanhola com 17 pontos de vantagem sobre o seu rival mais próximo.

A pista altamente técnica de Montmeló recompensa a eficiência aerodinâmica do carro e não permite muito espaço para ultrapassagens, afetando principalmente os pilotos que não gerenciam a degradação dos pneus com eficiência. Como resultado, será importante começar bem o fim de semana com um desempenho de classificação de alto nível que permitirá aos pilotos da Trident Motorsport largar da frente do grid.

Nas três primeiras corridas da temporada, Bortoleto conquistou duas vitórias, uma pole position e uma volta mais rápida em um excelente início de ano. No entanto, agora vem a parte difícil, pois ele tem que continuar se provando.

Apesar de ter caído para terceiro, o recorde perfeito de Grégoire Saucy até agora nesta temporada permanece intacto. O único piloto a ter marcado pontos em todas as corridas até agora, com o terceiro e o décimo lugares, colocaram o piloto do ART Grand Prix em 47 pontos, um ponto à frente do estreante da Prema Racing, Dino Beganovic. O sueco está em quarto lugar em pontos, tendo recentemente alcançado o segundo lugar na corrida especial em Monte Carlo. Ele está atualmente na frente do colega estreante e companheiro de equipe Paul Aron, que também ficou no pódio da Feature Race em Mônaco. O estoniano vem mostrando forma positiva e tem um histórico de vitórias na pista, tendo vencido no ano passado a Fórmula Regional.

Completando o top seis,  Josep María Martí aparece, vencedor da corrida de sábado. Zak O’Sullivan deixou uma forte impressão em Monte Carlo com uma corrida muito disputada 2 após uma qualificação difícil. O piloto britânico, que conquistou sua primeira vitória do ano em Melbourne, está ansioso para voltar ao mesmo ritmo de vitórias para o próximo evento.

No Campeonato por equipes é da Trident a vantagem. Um primeiro pódio para Leonardo Fornaroli e os pontos consecutivos de Bortoleto significam que a equipe italiana permanece à frente de seus compatriotas com 124 pontos contra 110 da PREMA Racing. Hitech Pulse-Eight permanece em terceiro, mas quebrou a marca de 100 pontos para ficar com apenas oito aponta para o segundo lugar.
Antes da corrida de Montmeló, o nível de motivação de Leonardo Fornaroli certamente está nas alturas. O italiano garantiu seu primeiro pódio em Monte Carlo com o P2 na Sprint Race. O piloto baseado em Piacenza encontrou uma química muito convincente com a série e seu desempenho destaca um claro caminho de crescimento.

Completando a escalação da Trident Motorsport estará o piloto dinamarquês Oliver Goethe, de 18 anos, que voltou de um fim de semana ruim em Monte Carlo e buscará uma rápida recuperação em uma pista que ele conhece muito bem, tendo vencido lá no último evento do EuroFormula Open do ano passado, uma de suas 11 vitórias em 2022.

A corrida anterior no Principado, onde a equipe milanesa conquistou o quinto lugar com o líder Gabriel Bortoleto na Feature Race, mostrou que nenhuma distração é permitida e cada pequeno episódio pode ter um efeito de alavanca no resultado de um fim de semana inteiro.

CURIOSIDADES: 

  • Gabriele Minì se tornou o 39º piloto diferente a vencer na história do campeonato.
  • O Circuito de Barcelona-Catalunha é um dos quatro circuitos presentes em todas as temporadas da Fórmula 3 da FIA desde o início de 2019, ao lado de Spielberg, Budapeste e Spa-Francorchamps
  • A Jenzer Motorsport está comemorando seu 30º aniversário no automobilismo nesta temporada. A equipe suíça foi fundada pelo agora chefe de equipe Andreas Jenzer em 1993 para competir no Campeonato Zetec de Fórmula Ford 1800 e se juntou ao grid da Fórmula 3 para nossa temporada inaugural em 2019.
  • Desde então, eles conseguiram uma vitória com Yuki Tsunoda em Monza (2019) e mais quatro pódios. Atualmente, Jenzer está em sétimo lugar na classificação das equipes com 12 pontos em seu nome.

O QUE ELES DISSERAM: 

“Estou bem animado para Barcelona. É uma pista onde a gente testou um pouco no começo do ano, e que todas as equipes e pilotos conhecem muito. Então todo detalhe pode fazer a diferença. Nós temos de estar bem-preparados, fazer uma boa estratégia, tanto no treino livre como na classificação, e batalhar nas corridas. Os últimos fins de semana não foram muito fáceis, mas agora é muito importante pontuar nas duas corridas. Precisamos usar todo nosso potencial em todas as sessões para conseguir fazer isso.” -Caio Collet

“Saí de Mônaco e fui direto para a sede da Trident, na Itália. Fiz dois dias de simulador na equipe onde, junto com meus engenheiros, fizemos vários testes de tanto em ritmo de corrida, bem como, com setup de classificação. Estou bastante animado uma vez que conseguimos registrar boas voltas, assim como aconteceu nos testes que realizamos aqui em abril” – Bortoleto

 

Foto: Prema Racing

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.