Entre em contato conosco

Automobilismo

Drama, abandonos e penalizações marcam a estreia da temporada 2020 da Fórmula 1

Publicado:

em

Valterri Bottas, Charles Leclerc e Lando Norris

Valterri Bottas liderou de ponta a ponta garantindo a sua oitava vitória na modalidade

Foram 217 dias, mas a Fórmula 1 finalmente está de volta. E para o torcedor não poderia ter melhor início de temporada do que a corrida deste domingo. Mas o drama começou antes mesmo da largada oficial. A equipe RBR entrou com pedido de revisão sobre Hamilton não reduzir a velocidade na bandeira amarela durante o Q3 (terceira parte do treino classificatório). Em nova análise a FIA puniu o britânico com três posições no grid de largada, Hamilton foi de segundo para quinto. Com isso Verstappen largou em segundo, Noris em terceiro e Albon em quarto.

END RACISM – Antes da execução do hino nacional da Áustria os 20 pilotos participaram do momento de protesto contra o racismo, ato planejado pela categoria em apoio a busca pela promoção de diversidade e fim do racismo. Todos usaram camiseta com a mensagem “End Racism” (Hamilton optou pela frase “Black Lives Matter”), quatorze se ajoelharam durante o ato. Lewis, que encabeça a luta contra o racismo na F1 declarou que se ajoelhar foi uma decisão pessoal de cada um e algo conversado durante a reunião de pilotos. “Estou muito agradecido por aqueles que o fizeram. Acho que é uma mensagem poderosam mas não vai mudar o mundo. Senti que, pessoalmente, era o melhor a fazer.” Não se ajoelharam Max Verstappen, Charles Leclerc, Antonio Giovinazzi, Kimi Raikkonen, Carlos Sainz e Daniil Kvyat.

Foto: Getty Images

Logo na largada, Valteri Bottas mostrou a que veio e se manteve à frente. Lando Norris colocou os cotovelos de fora e foi à luta, pressionando o holandês Max Verstappen, sendo também pressionado por Alex Albon, que acabou conseguindo a ultrapassagem. Pouco tempo depois Hamilton ultrapassou tanto a Mclaren quanto a Red Bull e chegou a terceira posição.

Os abandonos dramáticos começaram na décima segunda volta e a primeira vítima foi Verstappen com problemas eletrônicos. Depois na 18ª volta a Renault de Daniel Ricciardo teve problemas de superaquecimento e o piloto foi obrigado a voltar ao box e deixar a corrida. Já Stroll teve problemas com o motor e abandonou na 21ª volta. Quatro voltas depois foi a vez de Magnussen de enfrentar problemas com os freios, passando reto na curva e ficando de fora, problema este que também eliminou o outro piloto da Haas, Grosjean na 50ª volta, mesma volta que viu Russel enfrentar problemas com o motor Mercedes de sua Williams e parar na pista. Já Kimi Raikkonen perdeu o pneu dianteiro direito na 54ª volta, quase causando um incidente com Vettel que vinha logo atrás. Alex Albon enfrentou problemas com o motor e Kvyat sofreu com um pneu furado, ambos deixaram a pista perto do fim, na 68ª volta. Foram ao todo nove abandonos e três entrada do Safety Car.

PÓDIO FRUSTRADO – Antes de abandonar a disputa com problemas no motor, Alexander Albon protagonizou o que seria um dos momentos mais polêmicos da corrida. O tailandês vinha na cola da Mercedes de Lewis Hamilton quando mergulhou por fora para fazer a ultrapassagem em cima do britânico, mas os dois acabaram se tocando e Albon foi parar na brita. O desempenho da RBR era melhor que o da Mercedes, e Albon poderia eventualmente brigar com Bottas pela primeira posição, mas foi parar em décimo terceiro e eventualmente fora da corrida. “Existe sempre um risco ultrapassando por fora, mas eu senti que dei espaço suficiente para ele”, afirmou Albon. Pelo toque, Hamilton foi penalizado com cinco segundos, caindo de segundo para quarto e ficando de fora do pódio. É a segunda vez que o britânico e o tailandês se tocam em uma ultrapassagem e o segundo acaba fora da disputa pelo pódio (A primeira vez foi no GP do Brasil de 2019). “Eu tinha um bom ritmo, suficiente para alcançar Valtteri e infelizmente aconteceu o toque com Alex. Difícil acreditar que essa situação aconteceu de novo. Eu senti que foi um incidente de corrida, mas de qualquer maneira vou aceitar a penalização que eles acham que eu mereço e seguir em frente”, ponderou Lewis.

Foto: Fórmula 1

A corrida ainda teve Romain Grosjean rodando sozinho e Vettel rodando depois de contato com Sainz. Aliás a tarde da Ferrari não foi nada boa, ambos os carros tiveram dificuldades desde o começo da corrida, mas tiveram sorte com tantos abandonos. No final, Leclerc ainda conseguiu ultrapassar Noris e Perez, assumindo o terceiro lugar e terminando em segundo devido a punição de Hamilton.

PÓDIO – Durante toda a corrida a equipe Mercedes teve preocupações com a caixa de câmbio e chegou a fazer vários pedidos para seus pilotos evitassem passar sobre as zebras. O superaquecimento também foi preocupação para os dois pilotos, com a pista chegando a 51 graus celsius.  Apesar de todas as dificuldades, e ter Hamilton quase o alcançando durante boa parte da corrida, Valtteri liderou de ponta a ponta. “Não poder usar as zebras a seu favor acaba aumentando o tempo da volta e o Lewis foi muito rápido hoje, mas eu consegui manter tudo sob controle. Não há melhor maneira de começar a temporada”, apontou o vencedor do dia.

A segunda posição ficou para o monegasco Charles Leclerc. Com um carro que ainda precisa de ajustes e sem muito ritmo de corrida, terminar em segundo lugar foi uma supresa. “Acho que fizemos tudo perfeito, tivemos um pouco de sorte com todos os incidentes, mas isso faz parte da corrida e nosso objetivo era aproveitar todas as oportunidade”, afirmou.

A maior comemoração no pódio foi com certeza de Lando Norris e da Mclaren. O jovem piloto mostrou ousadia e consistência durante as 71 voltas e o resultado definitivamente apareceu. É o primeiro pódio de Norris na Fórmula 1. “Em alguns pontos eu pensei que tinha errado um pouco, mas eu consegui superar o Perez e terminar no pódio. Estou sem palavras. Estou muito feliz e orgulhoso da equipe”, revelou Lando.

A próxima etapa da Fórmula 1 acontece no próximo domingo (12), com o GP da Estíria, também no circuito de Spielberg.

Compartilhe esta publicação
1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: Hamilton brilha na chuva e é pole no GP da Estíria - Vai Que To Te Vendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.