Entre em contato conosco

Automobilismo

O que esperar da Fórmula 3 em 2023

Publicado:

em

Fórmula 3, : Caio Collet Dutch Photo Agency

Finalmente chegou o final de semana mais esperado do ano para o amante da Fórmula 3, com sua temporanda dando inicio no Bahrein.  O grid sofreu uma grande mudança para este ano, com 17 estreantes se preparando para alinhar ao lado de 13 pilotos que retornam.

Dos pilotos que disputaram a temporada de 2022, apenas três, Grégoire Saucy, Rafael Villagómez e Josep María Martí permanecem com a mesma equipe para este ano. Cada equipe no grid conta com pelo menos um novato nesta temporada, mas as escuderias Hitech Pulse-Eight e Jenzer Motorsport optaram por três pilotos novos. As equipes PREMA Racing, Trident, Campos Racing e PHM Racing by Charouz optaram por  dois novatos com um piloto mais experiente.

As expectativas são altas para os recém-chegados, com Nikola Tsolov da ART, Gabriele Mini da Hitech Pulse-Eight, Sebastián Montoya e Luke Browning e Oliver Gray de Rodin Carlin.  Após duas temporadas competindo na Fórmula Regional Europeia o brasileiro Gabriel Bortoleto é uma das novas estrelas da categoria, Ele  irá competir pela equipe italiana Trident Motorsport.

Sofia Floersch está de volta ao grid da categoria, após sua passada pela WEC em 2022, fazendo parte de uma equipe composta por três pilotas mulheres.

A primeira etapa no Bahrein marca um momento significativo na história do campeonato, com a Fórmula 3 definida para usar o Advanced Sustainable combustível,  pela primeira vez em um fim de semana de corrida.

A F3 é pioneira no uso de 55% de combustíveis sustentáveis em parceria com a Fórmula 1 Global Partner Aramco. Nas próximas quatro temporadas, a Fórmula 3 aumentará gradualmente os elementos sustentáveis nos combustíveis, antes de chegar a 100% em 2027.

Principais curiosidades:

  • Dois pilotos já conquistaram uma vitória na Fórmula 3, Franco Colapinto e Caio Collet subiram ao degrau mais alto do pódio duas vezes. 
  • Collet é o piloto com melhor classificação a retornar da campanha de 2022, o piloto da MP Motorsport também é um dos pilotos mais experientes do grid com 181 pontos na carreira. 
  • Colapinto e Collet também estão na lista dos quatro pódios da grelha deste ano, juntamente com Zak O’Sullivan e Grégoire Saucy. O quarteto tem um total de 15 pódios coletivos. 
  • Três pilotos já conquistaram a pole na terceira divisão, Colapinto, Collet e O’Sullivan. 
  • A idade média do grid de 2023 é de 18 anos, mas a Campos Racing tem a escalação mais jovem das 10 equipes, com idade média de apenas 17 anos. 
  • Três pilotos estão empatados no maior número de largadas na escalação deste ano. Collet, Rafael Villagómez e Ido Cohen têm 38 partidas em seus nomes. 
  • 17 nacionalidades estão representadas no grid da Fórmula 3 deste ano, com quatro novas nacionalidades, sueca, colombiana, polonesa e búlgara, elevando para 35 o número total de nacionalidades representadas na era moderna da F3. 

O que os pilotos disseram: 

“Gostei muito de correr no Bahrein no ano passado, foi minha primeira corrida na F3 e correu bem. Consegui a pole position na primeira corrida e foi um início de temporada importante. Acho que surpreendeu bastante pessoas, o que foi bom e nos deu um grande empurrão para o resto da temporada. O Bahrein é uma pista de que gosto muito e tive bastante sucesso aqui no ano passado. Fui bastante rápido desde o início, embora tenha sido a primeira vez que pulei no carro, então estou me sentindo bastante confiante para este ano.

No ano passado a pista mudou bastante dos treinos livres para a classificação, acho que minha pole position foi sobre como eu estava capaz de se adaptar a essa mudança e como estava ficando muito mais rápido e aderente. As condições jogaram um pouco a meu favor, e o carro também estava bom. Como eu disse, gosto muito da pista. Tem um pouco de alta velocidade, não muito, e depois curvas lentas com muita tração e boa zonas de quebra o que é ótimo para ultrapassagens. Acho que correr aqui é um dos melhores fins de semana do ano, junto com Monza. Também é bom assistir do ponto de vista de um fã.

A ultrapassagem aqui é incrível, tem três zonas de DRS e é importante para ficar nessas zonas e nunca perder os trens DRS. É muito difícil arrancar aqui e vimos na corrida do ano passado que
Forcei muito, mas o Victor (Martins) estava sempre no meu DRS, então queimei os pneus muito cedo. Tudo faz parte do processo de aprendizagem e agora Eu tenho essa experiência para esta temporada. “ – Franco Colapinto

“Estou muito animado para este início de trabalho aqui na F3 FIA. Venho me preparando desde muito cedo e, ano após ano, consigo evoluir em termos de pilotagem e, logicamente, conhecimento das pistas e dos equipamentos. Trabalhei duro com a equipe desde o fim do ano no desenvolvimento de nosso conjunto para 2023 e, a melhor prova disso, foram os tempos que conseguimos nos testes da pré-temporada. Sem nenhum tipo de pressão vamos para esta primeira etapa em busca dos melhores resultados e, com tranquilidade, na busca pelas primeiras posições”, – Gabriel Bortoleto

“Aprimoramos tanto os pontos fortes quanto os fracos durante o teste, tanto na minha performance quanto na da equipe e do carro. Começamos o primeiro dia um pouco fora do ritmo e evoluímos até o topo, o que foi muito positivo. No último dia completei a distância de duas corridas e fizemos uma simulação de quali. Foi intenso e coletamos dados importantes. Se algo mudar no fim de semana da corrida, sabemos a direção que temos que tomar no desenvolvimento do carro. Estamos preparados.” – Caio Collet

Foto: Dutch Photo Agency

Compartilhe esta publicação
Clique para Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.