Entre em contato conosco

Automobilismo

Piastri ganha a primeira na F3 e Prema confirma favoritismo

Publicado:

em

Campeã no ano passado a Prema segue com pilotos fortes e leva dois ao pódio, com Piastro em primeiro e Sargent em segundo.

Na manhã deste sábado, a Fórmula 3 deu o start para as corridas do final de semana. A categoria – que conta com os brasileiros Igor Fraga e Enzo Fittipaldi – proporcionou diversas disputas, e Fraga foi o rei das ultrapassagens.   Já a equipe Prema confirmou o seu favoritismo, e foi ao pódio com Oscar Piastri em primeiro e Logan Sargeant em segundo.

A corrida

Quem esperava uma corrida tranquila na classe de acesso – pelo menos no início –  se enganou; as disputas rolaram soltas desde a largada. Sebastián Fernandez largou na pole, seguido por Lirim Zendeli e Oscar Piastri. O brasileiro Igor Fraga, que teve problemas no carro durante a classificação, largou em último, tendo o compatriota Enzo Fittipaldi ao seu lado no grid.

Logo na largada Fernandez perdeu a posição para Zendeli, que trouxe Piastri para a festa; o australiano aproveitou e entrou na briga assumindo a primeira colocação. No pelotão de trás, as disputas por posições não paravam, e Fraga aproveitou para escalar a classificação. Piastri aproveitou as disputas e abriu vantagem sobre os demais. Passadas as duas primeiras voltas, a zona de pontuação era a seguinte: Piastri em primeiro, Zendeli na segunda colocação e Sargeant em terceiro, fechando o pódio até o momento; depois Peroni, Vesti, Beckmann, Lawson, Verschoor, Smolyar e Novalak. Fraga e Fittipaldi ocupavam as posições 19 e 21 nesse momento.

A corrida seguia interessante, só que mais à frente uma mudança fundamental aconteceu: o alemão Zendeli perdeu o bom ritmo inicial que tinha e começou a despencar na classificação, conseguindo – a duras penas – chegar em quinto, à frente de Lawson. Igor Fraga e Enzo Fittipaldi terminaram na décima sexta e décima oitava posições, respectivamente. 

No fim, foi uma corrida sem grandes emoções que não teve grandes mudanças na zona de pontuação do início da corrida (a partir da segunda volta), porque apenas a ordem desde então foi alterada. Entretanto, os 10 que pontuaram permaneceram os mesmos.

Confira a classificação da corrida.

Classificação da corrida, com a vitória de Piastri

Classificação da primeira corrida da F3

Declaração de Piastri:

“Vencer a primeira corrida que disputo na categoria é um ótimo começo de ano. Foi muito assustador na curva 1 no início, e pensei que correria pouco mais de 10 segundos em minha estreia (…) felizmente consegui [me manter na corrida], e fiz uma boa manobra em cima de Lirim [Zendeli] na curva 3, só me preocupando em o controlá-lo a partir daí. No meio da corrida eu estava meio que lutando um pouco com a parte de trás do carro, porque a temperatura dos pneus estava um pouco acima do que esperávamos. Logan [Sargeant] começou a se aproximar e a  trazer os outros pilotos com ele, então tive que ter cuidado dobrado (…) Realmente eu não poderia ter começado o ano melhor, e espero que possamos conseguir alguns pontos com o grid invertido amanhã”.

Assim como as outras categorias, definitivamente a F-3 esse ano promete.  Quer saber mais? Acompanhe sempre a melhor cobertura aqui no site!

Porque falou em Motor e esportes em geral, falou em “Vai Que Tô Te Vendo” !

 

Compartilhe esta publicação